Como criar seu e-mail institucional
O UFPelMail é o Serviço de E-mail da Universidade Federal de Pelotas, oferecido a todos os usuários que possuem vínculo com a instituição. Seu objetivo é prover a troca de mensagens institucionais entre os usuários da UFPel e os demais provedores de Serviço de E-mail na Internet.
A criação do e-mail institucional é realizada pelo próprio usuário no Sistema Cobalto:
Passo 1: Ao efetuar login no sistema, clique em “e-Mail @UFPel”, em seguida “e-Mail institucional” no menu à esquerda.
Passo 2: Na página que se abriu, vá até a opção “Escolha seu login”. Nessa opção você deve escolher como vai ficar seu endereço de e-mail. Observe que no exemplo deste tutorial foram mostradas duas alternativas para o e-mail. Após selecionar a opção desejada, é possível visualizar como vai ficar o e-mail definitivo no campo “Seu E-mail será” Obs.: apenas é possível escolher dentre as opções fornecidas.
Passo 3: Defina uma senha para acessar sua caixa de e-mail, e em seguida marque os campos “Concordo com os termos de uso do e-mail UFPel” e “Concordo”.
Passo 4: Após ter concluído os passos anteriores, clique no botão “Salvar” para concluir a criação do seu e-mail institucional.
Passo 5: No pop-up que vai aparecer na tela, clique em “Ok”.
Passo 6: Nesta tela, você pode conferir detalhes da criação do seu e-mail institucional.
Como acessar seu e-mail institucional
Passo 1: Acesse o endereço https://webmail.ufpel.edu.br/.
Passo 2: Insira seu usuário (login exibido na tela do passo 6) e a senha definida no passo 3, em seguida clique no botão “Entrar”.
Importante!
Jamais responda à mensagens que solicitem dados pessoais como usuário, senha ou qualquer outro dado que possam comprometer a segurança da sua conta e principalmente da Instituição. Caso receba mensagens de cunho duvidoso, marque a mensagem como SPAM e/ou reporte-a (encaminhe-a) ao endereço abuse@ufpel.edu.br.
Dica extra
Alunos dos cursos de Computação da UFPel (Ciência da Computação e Engenharia de Computação) possuem acesso a um segundo e-mail institucional. A partir da criação deste e-mail, é possível ter acesso aos recursos que compõem a ferramenta G Suite for Education, os quais incluem serviços de e-mail, calendário, contato, troca de mensagens, armazenamento e compartilhamento de documentos.
A criação e utilização deste e-mail é importante, pois é por meio dele que se dará boa parte da comunicação institucional do curso. Dele dependem também muitos processos importantes relacionados a vida acadêmica dentro curso como, por exemplo, a correção de matrícula.
Além disso, avisos de professores, eventos, bolsas de pesquisas, vagas de estágio e emprego e etc, são divulgados nas listas vinculadas a esse email.
A solicitação desse e-mail deve ser feita através do link: https://wp.ufpel.edu.br/nrc/emails/solicitacaoemail/
