1. O que é o GEPESC?

O GEPESC (Grupo de Ensino, Pesquisa e Extensão em Segurança Cibernética) é uma iniciativa interdisciplinar oriunda do Centro de Desenvolvimento Tecnológico (CDTec) da UFPel voltada para o estudo, prevenção e mitigação de cibercrimes. Nosso grupo atua em atividades de pesquisa, desenvolvimento de soluções de segurança digital, promoção de eventos educativos e conscientização sobre segurança cibernética.

2. Como posso participar do GEPESC?

Estudantes de diversos cursos podem se candidatar às vagas abertas nas áreas de cinema, design gráfico, jornalismo, direito, administração, ciência da computação e engenharia da computação. Para se inscrever, confira as oportunidades disponíveis na seção “Faça Parte” e envie seu currículo e uma carta de motivação para gepesc@ufpel.edu.br.

3. Quais são os cursos aceitos para integrar o GEPESC?

Aceitamos estudantes de diversas áreas, incluindo Cinema e Audiovisual, Design Gráfico, Jornalismo, Direito, Administração, Ciência da Computação e Engenharia da Computação, entre outros, dependendo da vaga aberta. O GEPESC valoriza a interdisciplinaridade para enriquecer seus projetos e pesquisas.

4. Posso participar do GEPESC se não tiver experiência em segurança cibernética?

Sim! Embora seja importante ter interesse no tema, muitas das nossas vagas são voltadas para funções em áreas específicas (como design, comunicação, direito etc.) e não exigem conhecimento prévio em segurança cibernética.

5. Quais tipos de atividades o GEPESC desenvolve?

O GEPESC organiza e participa de workshops, palestras, congressos, além de desenvolver pesquisas acadêmicas e práticas voltadas à segurança digital. Também criamos materiais informativos para conscientizar a comunidade sobre cibersegurança e atuamos em projetos de extensão que buscam levar soluções de segurança para diferentes públicos.

6. O GEPESC oferece certificação para os participantes?

Sim, os participantes que contribuem para os projetos do GEPESC recebem certificados de participação, que podem ser usados como comprovação de atividades acadêmicas ou extracurriculares.

7. O GEPESC oferece suporte técnico para indivíduos?

Sim, o GEPESC oferece suporte técnico para indivíduos em diversas áreas de tecnologia. Nosso suporte inclui assistência em segurança digital, como proteção de dados e prevenção de cibercrimes, além de outras questões tecnológicas, como configurações de sistemas, resolução de problemas em software e orientações sobre uso seguro da tecnologia. Para solicitar suporte, acesse a página “Fale Conosco” e preencha o formulário ou envie uma mensagem para gepesc@ufpel.edu.br.

8. Como posso ficar sabendo dos próximos eventos e atividades do GEPESC?

Todas as nossas atividades, incluindo workshops, palestras e eventos, são divulgadas na página “Eventos e Atividades” do site. Além disso, siga-nos em nossas redes sociais para ficar por dentro das últimas novidades e oportunidades.

9. Como posso entrar em contato com o GEPESC?

Você pode nos contatar pela página “Fale Conosco”, onde encontrará um formulário de contato e informações sobre suporte técnico. Além disso, respondemos dúvidas e solicitações pelo e-mail gepesc@ufpel.edu.br.

10. O GEPESC colabora com empresas ou outras instituições?

Sim, temos parcerias com algumas empresas e organizações que atuam na área de segurança cibernética e tecnologia. Se você ou sua empresa tiver interesse em colaborar com o GEPESC, entre em contato pela seção “Parceiros” do nosso site.