Guia Geo para matrículas 2018/1

Orientações Gerais
As aulas serão no “Campus II” (na Barroso). Correção de matrícula e matrícula especial serão online em link disponibilizado no site do curso e também no “Campus II”, a sala do colegiado é no térreo, à esquerda (sala 109a).

No cobalto, na linha aluno -> consulta -> integralização curricular vocês conseguem verificar o que deveria aparecer para o semestre regular. Se você está regular, e algo não apareceu, comunique o quanto antes o colegiado (col.geografia@hotmail.com), pois pode ter havido algum erro na oferta, e dependemos da CRA para consertar. Se você não está regular e algo que foi divulgado no horário não apareceu, é provável que o motivo seja a falta de algum pré-requisito.

O horário que aparece das 22:10 às 23:00 horas e aos sábados em algumas disciplinas são atividades que o professor pedirá para realizar em casa, saídas de campo, coisas assim. Isso ocorre porque o curso era 5 períodos e ainda não foi adequado aos 4 períodos que a grade da UFPel passou a adotar a alguns semestres.

Horários aqui: httpshttps://wp.ufpel.edu.br/geografia/2018/03/01/horarios-2018-1/

Horário de atendimento do colegiado: Caso necessitem de ajuda para a matrícula online, das 16:00 às 22:00.
Período de solicitação de matrícula: de 16/mar (sexta) a 19/mar (segunda).
Conferência de matrícula (do que foi solicitado o que realmente conseguiu): a partir de 20 (terça).
Correção de matrícula (caso alguma disciplina ficou faltando): de 21 (quarta) a 27 (terça). Será disponibilizado um link através do site do curso e das mensagens no cobalto. A ordem de matrícula está explicada mais abaixo.
Matrícula especial de Geografia para Geografia (LIC ->BAC ou BAC ->LIC) (quando aluno da geografia for fazer cadeira do outro curso da geografia): de 21 (quarta) a 27 (terça) e de 28 (quarta) a 29 (quinta), sendo os dois últimos dias com todos os de outros cursos junto.

Matrícula especial de Geografia para outros cursos (quando aluno da geografia for fazer cadeira em outro curso UFPel): solicitar pelo e-mail col.geografia@hotmail.com autorização (podem fazer antes e buscar assim que o e-mail for retornado) e ir no colegiado do curso alvo de 28 (quarta) a 29 (quinta) – importante verificar se a disciplina de interesse tem as vagas no site, mural ou diretamente com o colegiado alvo para evitar fila.
Matrícula especial de outros cursos para Geografia (quando aluno de outro curso UFPel for fazer cadeira na geografia): providenciar a autorização de matrícula com o seu colegiado e preencher o formulário que estará disponível no site do curso de 27 (terça) a 28 (quarta) – no blog do curso na segunda (26) estará disponível as disciplinas com vaga, se não constar vaga lá é porque não há vaga autorizada pelo professor. Se a autorização não constar nome da disciplina não tem problema, mas se constar somente poderá se matricular naquela que consta. Rasuras não são aceitas, pois se o seu colegiado somente deu autorização para aquela disciplina, foram eles que não autorizaram a se matricular na outra. O formulário deverá ser entregue no dia seguinte ao da solicitação, ou seja, quem solicitou dia 27, deverá entregar até dia 28 no caso da confirmação da vaga ou a vaga ficará para o próximo interessado na classificação.
Ordem de matrícula: na matrícula online o sistema não considera quem solicitou primeiro, mas se está regular e quem tem melhor média/aproveitamento no curso.

Na correção de matrícula e na matrícula especial será considerado da seguinte forma:

– 1º critério: DIA da solicitação. Serão processadas todas as solicitações do referido dia para passar ao dia seguinte. Logo, a última pessoa classificada no dia 1 ficará a frente da primeira pessoa classificada no dia 2.

– 2º critério: Regulares: alunos com matrícula 1720 têm preferência para disciplinas do 2º semestre, 1710 para o do 3º, e assim por diante.

– 3º critério: antiguidade: (quanto mais antiga a matrícula, mais a frente na classificação).

4º critério: mais disciplinas cursadas no currículo.

5º critério: (em caso de tudo anterior ter ficado empatado) horário da solicitação.

Direito à vaga nas disciplinas: O direito à vaga é restrito aos alunos regulares (ou seja, aqueles que estão totalmente alinhados ao semestre que deveriam estar quando do ingresso) que fazem a matrícula online. Se perder a matrícula online, na correção de matrícula NÃO HÁ o direito à vaga e ai entra na ordem de chegada pelas possíveis vagas que tenham sobrado.
Optativas: apesar das optativas aparecerem no horário para alguma turma específica de um dos cursos, são liberadas para alunos tanto da licenciatura quanto do bacharel. Se ela aparecer no sistema pode solicitar online, se não teria que fazer a matrícula dela como matrícula especial.

Observação: Informática aplicada à geografia é uma disciplina que o professor Moisés dará no sentido de continuação do geoprocessamento, portanto apesar de ser possível a matrícula, o conteúdo será praticamente inviável para quem não tiver base para tal.
Alunos Ingressantes por reopção, reingresso, transferência e portador de diploma: a matrícula de vocês é feita no período de correção, presencialmente no colegiado, conforme o edital que os selecionou para o ingresso.
Horários sábado pela manhã: São atividades extras que o professor pedirá para complementar a carga horária da disciplina, não havendo aula naquele horário. Foram jogados para o sábado para evitar colisões de horário que muitas vezes prejudicam o aluno em dois horários “inexistentes”. Porém lembro a todos que diversas disciplinas possuem saída de campo, e que geralmente ocorrem no sábado, indiferente de ter matriculado algo no sábado ou não.

INFORMAÇÕES ESPECÍFICAS PARA CADA SEMESTRE
1º Licenciatura
Toda a matrícula de vocês foi feita manualmente e estão matriculados em todas as disciplinas. Somente os alunos que entraram pelo ENEM/PAVE mas que tenham disciplinas a aproveitar (ou seja, que já cursaram todo ou em parte uma graduação) e por isso teriam que mexer na matrícula compareçam ao colegiado no período de correção para ajustarmos e adequarmos sua matrícula para as especificidades.
A confirmação de matrícula é obrigatória, e o procedimento é: assinar uma ata no colegiado entre os dias 02 e 03/abr. O atendimento para tal será no campus que vocês estarão tendo aula e será amplamente divulgado em aula, mas cabe ressaltar que tal informação já foi dada na matrícula presencial, portanto é responsabilidade do aluno buscar o colegiado nesses dias.
2º bacharelado
Sua matrícula é feita individualmente pelo sistema cobalto, na aba “aluno -> cadastros -> solicitação de matrícula”, no período de 16 a 19/mar. Para realizar, basta selecionar as disciplinas que irá cursar e clicar em salvar. Posteriormente, em 20/mar, verificar se conseguiu todas as cadeiras solicitadas. Caso necessário, o colegiado estará disponível para auxiliá-los na operacionalização do site, bastando dirigir-se ao local (horários no início do post).
3º Licenciatura
A disciplina de Ed. Bras. Org. e Pol. Púb. Não aparecerá na parte superior, onde consta o semestre, ela estará mais abaixo no banco universal. É imprescindível que vocês façam a solicitação online dela, pois como é ofertada pela FAE para todos os cursos, as vagas tendem a se esgotarem na matrícula online. Não é por ordem de quem solicita primeiro, porém não percam o período de matrícula ou será muito difícil conseguir a vaga posteriormente.

A disciplina pendente para muitos de epistemologia da geografia I está ofertada quinta-feira das 13:30 às 15:00 horas. Ela não aparecerá no sistema, o que deverá ser solicitado no período de correção (a explicação do como solicitar já foi dado acima).

A disciplina de Organização do Espaço Mundial I está ofertada quinta-feira das 13:30 às 17:00 horas. Quem tiver a disponibilidade para fazê-la no diurno ajuda a ter vaga para quem não tem tal possibilidade.

(T1) A optativa fotogeografia possivelmente não apareça no sistema, o que deverá ser solicitado no período de correção (a explicação do como solicitar já foi dado acima).

4° Bacharelado
Possivelmente pedologia não apareça no sistema, por divergência de códigos. Deverá ser solicitado no período de correção (a explicação do como solicitar já foi dado acima)

5º Licenciatura
A disciplina pendente para muitos de Organização do Espaço Mundial I está ofertada quinta-feira das 13:30 às 17:00 horas. Há as duas turmas da noite, porém a prioridade na vaga lá são dos alunos do 3º semestre, então quem puder fazer no diurno que direcione para ela.

6° Bacharelado
Informática aplicada à geografia é uma disciplina que o professor Moisés dará no sentido de continuação do geoprocessamento.

7º Licenciatura

A disciplina de Monografia possui turma à tarde, quem tiver possibilidade de cursá-la neste horário é interessante para melhor aproveitamento do conteúdo.

A terça-feira está livre, disponibilizando a vocês oportunidade de buscarem disciplinas em outros cursos.

A Libras, ofertada pela Letras, será na sala 107 do Salis.

8º Licenciatura e Bacharelado
Seminário de monografia tem que ser matriculado na turma específica de cada orientador, conforme a grade abaixo. Não se matriculem em turma aleatória, pois cada turma equivale a um professor.
A disciplina “Atividades complementares” é cumprida apresentando os certificados no colegiado. Tratar com o Rodrigo para apresentar a documentação. Não precisa ser no último semestre do curso, e é importante não deixar para o encerramento do semestre, pois se não for constatado o cumprimento das 200 horas é importante que haja tempo para que você consiga providenciar. Também importante constar que não é assunto para a primeira semana do semestre, já que o colegiado estará sobrecarregado com matrícula especial, confirmação de matrícula, etc.