Informações para a matrícula

PARA TODOS:

As matrículas serão feitas através do Cobalto, no período de 08 a 14 de agosto, na aba: Aluno -> Cadastro -> Solicitação de Matrícula. Caso ainda não tenha acesso, há um campo “esqueceu sua senha”, o qual através do CPF enviará a senha ao seu e-mail. Se o e-mail cadastrado não existir mais, tal correção terá que ser feita no DRA (horário de funcionamento: 8:00 as 14:00).

Libras será obrigatória para a licenciatura, exceto para quem se formar no 2014/2. Somado a isso, a oferta pelo departamento de letras é inferior ao número de formandos habituais da Geografia. Portanto, quem ficar com espaço na grade e puder incluí-la, já faça.

Há um rol extenso de optativas nesse semestre, algo que não é comum nos cursos da geografia. Quem tiver espaço, não desperdice essa oportunidade, pois tal possibilidade é exceção, não regra. As optativas são para ambos os cursos, tanto para a licenciatura quanto para o bacharelado. Se não aparecer no Cobalto, faremos através do período de correção, mas tente fazer diretamente no Cobalto.

Eventuais dúvidas enviar o questionamento para o e-mail col.geografia@hotmail.com

1º semestre:

A sua matrícula é feita diretamente no CRA, conforme a seleção do ENEM. A inclusão de disciplinas será feita no colegiado posteriormente. Quem por acaso cursou geografia-licenciatura ou iniciou a geografia-bacharelado em outra instituição de ensino e tenha disciplinas a aproveitar, sugiro que entre em contato com o colegiado até a primeira semana de aula, pois poderá ser feita alteração na sua matrícula de modo a seu benefício.

Atestado de matrícula você tirará pelo cobalto (sistema acadêmico da UFPel), porém só poderá ser fornecido com o semestre já em andamento, pois a inclusão da matrícula será feita no futuro.

A confirmação de matrícula, citada no dia quando você entregou a documentação é no período de 01 a 03 de setembro de 2014. Será alertado pelo blog da geografia e em aula, mas a responsabilidade de vir ao colegiado assinar tal documento é do aluno. Caso não assinado, perderá a vaga.

2º semestre:

Está sendo ofertada a disciplina de letras “técnicas de leitura e produção de texto” que ficou pendente no semestre anterior por falta de professor. A disciplina “leitura e produção de textos em geografia” que seria dada no segundo semestre ficará pendente para um semestre posterior.

3º semestre:

A disciplina de “organização do espaço mundial 2” será dividida com o 5º semestre. Já a disciplina de “formação territorial do Brasil” será dividida com o 6º semestre da licenciatura.

4º semestre:

A disciplina de “teoria e prática pedagógica”, obrigatória no currículo, constará na matrícula de disciplinas universais. É importante que a solicitação dessa disciplina seja feita no inicio do prazo, pois como a mesma é ofertada pela FAE para todas as licenciaturas, poderão faltar vagas. Caso isso ocorra, tentaremos resolver posteriormente, mas é melhor não correr esse risco desnecessariamente.

Quem quiser cursar “Teoria e prática pedagógica” ou “Fundamentos Psicológicos da Educação” em outro horário disponível poderá fazê-lo, porém o local das aulas deverá ser conferido com a FAE, pois já que será ofertado para outro curso, provavelmente sua localização seja no curso alvo.

5º semestre:

A disciplina de “Topografia” não aparecerá na matrícula online. Quem for cursá-la DEVERÁ deixar o espaço na grade para a inclusão posterior dessa disciplina e vir ao colegiado deixar seu nome e número de matrícula ainda no início da primeira semana de aula para que seja feita a inclusão.

A disciplina de “organização do espaço mundial 2” será dividida com o 3º semestre do bacharelado.

6º semestre:

A disciplina de “formação territorial do Brasil” será dividida com o 3º semestre.

7º semestre:

Foram incluídas 2 optativas no lugar da disciplina de “Ecologia de Sistemas” que não há professor. Tal disciplina será dada no 8º semestre, portanto quem puder pegue as optativas agora pois haverá mais uma obrigatória no próximo.

8º semestre:

A disciplina de “Libras” somente será contada como optativa para quem se formar no semestre 2014/2, caso fique com alguma pendência e se forme posteriormente ela será obrigatória.

A disciplina de “Seminário de Monografia” tem turma específica para cada professor. NÃO É para todo mundo se matricular na turma 1. A turma referente ao professor está na imagem abaixo.

As “Atividades Complementares”, que constam em seu currículo, não necessitam de matrícula. Para cumpri-las basta trazer os certificados (original e cópia) ao colegiado no andamento do semestre. Sugiro que não deixe para as últimas semanas, pois se ficar faltando algo poderá ser tarde para resolver as pendências.

TURMAS SEMINARIO MONOGRAFIA