Fototeca Memória da Universidade Federal de Pelotas

A atual Fototeca Memória da Universidade Federal de Pelotas surgiu com o título de Arquivo Fotográfico Memória da Universidade Federal de Pelotas em junho de 2009, como projeto de extensão vinculado ao Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo. Em outubro de 2011 migrou para o Departamento de Museologia, Conservação e Restauro do Instituto de Ciências Humanas, mantendo-se como projeto de extensão continuado, a partir de então vinculado aos Cursos de Museologia, Bacharelado em Conservação e Restauro e Programa de Pós-Graduaçãoem Memória Sociale Patrimônio Cultural. Foi neste momento que o seu nome mudou para Fototeca em decorrência de sua missão em recolher e sistematizar coleções fotográficas sobre a história da UFPel, tratando-as segundo os princípios da documentação museológica.

Os trabalhos de investigação gerados na Fototeca analisam as coleções fotográficas como suportes para a construção de narrativas memoriais sobre as unidades fundadoras da UFPel, bem como as demais, surgidas após a fundação e investigam, transversalmente, as relações entre a fotografia como documento e a memória da Instituição.

A principal meta da Fototeca é disponibilizar ao público o catálogo das coleções tratadas. Esta meta é cumprida por meio da disponibilização através do site do projeto ou da reprodução em mídia eletrônica do catálogo ou ainda outras que possam vir a oportunizar-se.

Sítio: www.ufpel.edu.br/ich/arquivofotografico