FORCULTSUL APRESENTA: FÓRUM AMPLIADO

O FORCULT Sul é um espaço de encontro de gestores culturais das IPES do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Em outubro de 2022, nos dias 25 e 26 acontecerá o Fórum Ampliado que tem como tema: Dimensões Culturais nas IPES – dos documentos ao cotidiano. O evento será virtual e transmitido no canal do youtube do Fórum. A programação prevê uma abertura no dia 25 às 19h, no dia 26 teremos três grupos de trabalho pela manhã e três grupos de trabalho a tarde. O Fórum Ampliado do FORCULT Sul irá acompanhar e dialogar os 6 GTS propostos pelo FORCULT Nacional. O evento é aberto a comunidade e a inscrição pode ser realizada pelo LINK.

FORCULTSUL APRESENTA: 12H DE CULTURA

O Fórum de Gestão Cultural das Instituições Públicas de Ensino Superior Brasileiras da Região Sul (FORCULT Sul) é uma entidade, de natureza propositiva e consultiva, destinada à articulação entre agentes culturais para promover a reflexão crítica, a orientação e o acompanhamento de políticas culturais e da gestão de cultura nas Instituições Públicas de Ensino Superior Brasileiras (IPES). Em agosto deste ano, realizamos nosso Fórum Ampliado e uma das proposições deste fórum foi a construção de ações coletivas que oportunizem vivências de um corredor cultural virtual. E com esse compromisso, o grupo de gestores culturais construíram uma programação coletiva convidando a comunidade a viver 12h de cultura, uma ação alusiva ao Dina Nacional da Cultura, celebrado no dia 05 de novembro. Confira nossas ações e viva com a gente 12 horas de cultura. Nossos encontros transformam, somos resistências em movimento. Toda programação será transmitida pelo canal do YOUTUBE.

INSCRIÇÕES PRORROGADAS PARA O EVENTO “RESISTÊNCIAS EM MOVIMENTOS”

Amanhã começa o evento “Resistências em Movimentos”, caso você queira participar, ainda dá tempo. É só acessar esse link e preencher o formulário até as 11H do dia 24/08.

FORCULTSUL APRESENTA: LIVES DO DIA 25/08 DO EVENTO “RESISTÊNCIAS EM MOVIMENTOS”

A live de abertura do segundo dia do evento realizado pelo FORCULTSul, “Resistências em Movimentos”, ocorrerá no dia 25/08, às 10h, e contará com a presença de Rogéria Couto (Coordenadora de Projetos da Secarte/UFSC), Maria de Lourdes Borges (Secretaria de Cultura e Arte/UFSC), Enaldo Oliveira (Maestro da UTFPR) e Danny Jessé Falkembach Nascimento (Coordenador de Comunicação Social da Unicentro). 

A segunda live do dia 25/08 ocorrerá ás 14H, e contará com a presença de Juliana Partyka (Atriz, dramaturga e professora de arte no Instituto Paranaense de Cegos – IPC), Noemi N. Ansay (Diretora da Faculdade de Artes do Paraná e Professora do Bacharelado em Musicoterapia da Unespar) e Kennedy Piau Ferreira (Professor associado da Universidade Estadual de Londrina).

SOBRE O EVENTO “RESISTÊNCIAS EM MOVIMENTOS” DO FORCULTSul:

Estão abertas as inscrições para o evento “RESISTÊNCIAS EM MOVIMENTOS”, organizado e realizado pelo Fórum de Gestão Cultural das Instituições de Ensino Superior da Região Sul (FORCULTSul). O evento acontecerá nos dias 24 e 25 de agosto, com o objetivo de compartilhar e ampliar, para as comunidades acadêmicas, as discussões desenvolvidas pelas universidades da região sul do Brasil.

As atividades serão realizadas de forma remota, via Youtube do FORCULTSul, para mais informações do evento, confira a programação do evento abaixo:

INSCREVA-SE AQUI!

SOBRE O FORCULT 2020

 

FORCULTSUL 2020

Fórum Regional de Gestão Cultural das Instituições de Ensino Superior (Forcult), 24 e 26 de novembro de 2020, integrado à programação do VII Congresso de Extensão e Cultura da 6ª. Semana Integrada de Inovação, Pesquisa, Ensino e Extensão da UFPEL – SIIEPE, constitui-se pelos setores e agentes culturais das Instituições Públicas de Ensino Superior da Região Sul: Estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

As atividades serão online e objetivam a promoção de debates voltados ao fortalecimento das políticas culturais no âmbito acadêmico, bem como encaminhar diretrizes para a integração dos seus agentes, trabalhadores e público da Cultura.

Dando continuidade às discussões iniciadas no FORCULT Nacional, grupos temáticos (GTs) irão propor metodologias para um Corredor Cultural Nacional, a realização de pesquisas e indicadores, além de um mapeamento dos equipamentos culturais das Instituições de Ensino Superior (IES).

Apresentações da construção de uma política cultural institucional já existente e/ou em construção nas instituições de ensino superior da região sul também integrarão o fórum.

Faça parte deste processo. Política cultural é preciso!

Fernando Igansi  – Coordenador de Arte e Inclusão – PREC | UFPEL