Natação: classificatórias para as Olimpíadas de Paris de 2024 ocorrem nesse mês

A Seletiva Olímpica Brasileira – Troféu Brasil de Natação de 2024 vai ocorrer a partir da próxima segunda-feira até o sábado. A competição vai acontecer no Centro de Treinamento Olímpico da Aeronáutica, na sede da Comissão de Desportos da Aeronáutica (CDA), no Rio de Janeiro.

 

O campeão e vice-campeão estarão na seleção olímpica, desde que atinjam o índice olímpico. Apenas os tempos da final A irão valer. No entanto, conforme comunicado pela Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos, outras competições são válidas para que os atletas alcancem o índice olímpico. São elas:

  • Mundial de Fukuoka/Japão (eliminatórias, semifinais e finais)
  • Mundial Junior – Natanya/Israel (eliminatórias, semifinais e finais)
  • Mundial Universitário – Chengdu/China (eliminatórias, semifinais e finais)
  • Jogos Pan-Americanos (final)
  • Troféu José Finkel (final)
  • Mundial de Doha/Catar (eliminatórias, semifinais e finais)

No total, seis atletas brasileiros atingiram os índices nessas competições: Beatriz Dizotti, Gabrielle Roncatto, Maria Fernanda Costa, Kayky Mota, Guilherme Costa e Guilherme Caribé. Eles poderão fazer parte da seleção brasileira olímpica caso não sejam preenchidas as duas vagas possíveis na prova em que eles alcançaram os índices previamente.

 

Revezamentos

Já nos revezamentos, no caso do Brasil, serão convocados os atletas que atingirem o índice A na Seletiva Olímpica em maio. Na ocorrência de quatro atletas não alcançarem o índice, serão avaliados os tempos das competições mencionadas anteriormente e a colocação dos atletas na Seletiva Olímpica.

Até agora, o revezamento feminino segue destacando-se. No Mundial de Doha, a equipe formada por Maria Fernanda Costa (Mafê), Stephanie Balduccini, Aline Rodrigues e Gabrielle Roncatto ficou em quarto lugar no revezamento 4X200m.

A programação olímpica de natação ainda não foi divulgada. Para saber mais sobre o sistema de classificação Olímpico da natação, clique aqui.

Redação: Khadija Bakkar

Você pode gostar...