Seleção Brasileira de Breaking luta por vagas nas Olimpíadas de Paris 2024
Estreante da edição deste ano das Olimpíadas de Verão, o Breaking é mais uma tentativa do Comitê Olímpico Internacional de cativar o público jovem para o evento. Muitos ainda vêem a presença da competição no calendário olímpico com estranheza, mas um esporte com tanta emoção e carga cultural tem muito para conquistar novos fãs durante o maior evento do mundo.
Para o público brasileiro, nada melhor para criar gosto pela competição do que a presença de representantes nacionais. No entanto, nenhum atleta brasileiro garantiu vaga no breaking até o momento.
Ao todo, a modalidade olímpica contará com 32 atletas – 16 b-boys (competidores da categoria masculina) e 16 b-girls (competidoras da categoria feminina). Uma das exigências do COI para os atletas serem elegíveis às vagas é que tenham nascido até 31 de dezembro de 2008.
Até o momento foram preenchidas 6 vagas para o masculino e 6 para o feminino. Todas conquistadas através de competições continentais e do último campeonato mundial. Das 10 vagas restantes para cada gênero, uma será reservada para os representantes do país sede mais bem ranqueados nos respectivos rankings das duas categorias e outras duas por meio da universalidade, levando também em consideração os mesmos rankings.
Considerando as condições, as chances de termos atletas brasileiros na modalidade está restrita aos resultados da Série de Classificação Olímpica, um grande evento que acontecerá em duas etapas para definir as últimas vagas não só do breaking, mas também do ciclismo BMX, escalada esportiva e Skate (Street e Park). As etapas serão sediadas em Shangai, de 16 a 19 deste mês, e em Budapeste, de 20 a 23 de junho.
A Seleção Brasileira de Breaking conta com 6 representantes, sendo 3 b-boys e duas b-girls, que irão lutar em busca dos últimos lugares do breaking no maior evento esportivo do mundo. Os mais cotados para conseguirem as vagas são o b-boy Leony, 45º no ranking mundial, e a b-girl Nathana, que ocupa a 63ª posição no ranking da categoria feminina. Correndo por fora estão os b-boys Luan San (69º) e Ratoo (109º), e as b-girls Mini Japa (80ª) e Maia (98ª).
Redação: Luis Collat