Basquete 3×3
Esporte ainda novo nas olimpíadas, tendo o seu início em Tóquio 2020, o Basquete 3×3 vem para sua segunda aparição nos jogos. Como o nome já diz, o Basquete 3×3 é disputado por 3 atletas em cada lado, com o intuito de fazer cestas que valem um e 2 pontos. O vencedor é a equipe que chegar primeiro a 21 pontos ou que atinja o maior número de pontos ao final de 10 minutos.
Alguns países já estão classificados para os jogos, são eles: Sérvia, Estados Unidos e China no masculino e França, China e Estados Unidos no feminino. Ainda há mais 3 oportunidades para os demais países se classificarem. A primeira das oportunidades restantes é através de um torneio qualificatório disputado entre oito time escolhidos pelo ranking, que dá uma vaga para as olimpíadas, a segunda é, que também dá uma vaga, é disputada por meio de um torneio qualificatório disputado entre oito time escolhidos por resultados em torneios continentais, e a terceira, essa oferece 3 vagas, também acontece por meio de um torneio qualificatório entre times escolhidos pelo ranking, mas dessa vez 16 times.
O Brasil irá disputar os torneios Pré-Olímpicos. O masculino garantiu a vaga para o torneio ao conquistar o quarto lugar no mundial e enfrentará Porto Rico, Lituânia e Letônia (que é a atual campeã olímpica). França, Mongólia, Japão e Egito estão no outro grupo, apenas o campeão garante a vaga nas Olimpíadas.
No feminino, a canarinho ganhou a chance de disputar a vaga através do vice-campeonato na AmeriCup. No grupo do Brasil estão Alemanha, Áustria e Japão. O outro grupo conta com Austrália, Canadá, Holanda e Quênia. Assim como no masculino, apenas a campeã ganha a vaga para os jogos. Não é fácil conquistar a vaga, porém a expectativa que o Brasil consiga é bem alta.
Voltando a falar sobre 2020, a primeira olimpíada que o Basquete 3×3 esteve presente, a Letônia saiu com a medalha de ouro no masculino, depois de vencer o Comitê Olímpico Russo na final. O terceiro lugar ficou com a Sérvia.
No feminino, os Estados Unidos, que já é referência mundial quando o assunto é Basquete tradicional, levou a medalha de ouro após também vencer o Comitê Olímpico Russo. O bronze ficou com a China.
Agora aguardamos os próximos capítulos, primeiro para ver quem irá se classificar, e depois para ver quem será o novo dono da medalha de ouro.
Redação: Miguel Donini