Judocas da UFPEL participam do JUGS

A Universidade Federal de Pelotas (UFPel) teve uma participação marcante nos Jogos Universitários Gaúchos (JUGs), na modalidade Judô. Conquistando várias medalhas e uma vaga para os Jogos Universitários Brasileiros (JUBs), que acontecerão em outubro, em Natal (RN).

Delegação da Universidade Federal de Pelotas no JUGS de Judô

O destaque foi o aluno Luis Paulo Henriques Rodrigues Lima, do curso de Medicina, que sagrou-se campeão na categoria Pesado e garantiu a classificação para representar a universidade e o Rio Grande do Sul na etapa nacional. Além do Luis Paulo, outros estudantes também conquistaram resultados expressivos na competição, confira:

  • Davi Lessa Vaz, campeão na Categoria Médio e Absoluto
  • Gabriel Casali, vice- campeão na Categoria Meio Médio e Absoluto
  • Marcel Rakowski, campeão na Categoria Meio Médio e vice-campeão Categoria Absoluto
  • Dionattan Ortiz, campeão na Categoria Meio Pesado
  • Raísa Becker Paprocki, campeã na Categoria Médio e Absoluto
  • Júlia Jacinto, campeã na Categoria Médio

Para os atletas, a competição foi mais do que um desafio esportivo: foi também uma oportunidade de crescimento pessoal e de fortalecimento do grupo. “Foi uma ótima experiência, não só esportiva, mas também como grupo. O projeto trouxe várias medalhas para casa e conseguimos enviar um dos nossos para o nacional”, destacou Davi Lessa. Julia Jacinto ressaltou o quanto foi significativo defender a universidade: “Representar a UFPel me encheu de orgulho, porque além de defender minha universidade, pude viver um momento importante na minha trajetória no judô. Sentir que estava levando o nome da instituição para o tatame foi especial e me deu ainda mais motivação para lutar.”.

Os judocas destacaram ainda que a preparação foi intensa, mas possível graças ao Projeto Judô para a comunidade da Escola Superior de Educação Física (ESEF/UFPel):“Sem o projeto, com certeza não seria possível a participação e os resultados tão positivos que tivemos na competição”, afirmou Raísa Paprocki. O grupo também enfatizou a importância do apoio do Sensei e Professor da UFPEL Eduardo Merino, responsável pelo projeto. “Sou muito agradecido ao nosso Sensei, que sempre abre portas para nós.”, disse Davi.

Com os bons resultados no JUGs, os judocas da UFPel já pensam no futuro. “Quero continuar evoluindo, competindo em torneios estaduais e acumulando experiência. Meu objetivo é me desafiar cada vez mais e conquistar títulos importantes, representando tanto minha cidade quanto a universidade”, afirmou Raísa. O próximo desafio da equipe será apoiar Luis Paulo na disputa nacional em Natal, além de seguir treinando para as futuras competições.

Por: Beatriz Alt, estudante de jornalismo e bolsista da DIESP

Você pode gostar...