Competição de xadrez reúne alunos no primeiro dia dos Jogos da UFPel 2025

A primeira competição dos jogos da UFPel 2025 ocorreu na manhã do último sábado (7) no Ginásio da Escola Superior de Educação Física e Fisioterapia (ESEF). O Xadrez abriu a 10ª edição do evento e reuniu estudantes da Universidade Federal de Pelotas representando os seus cursos. A disputa contou com partidas no formato suíço.
Augustin Jardel Ribeiro, árbitro da competição, destaca a importância do Xadrez nos Jogos UFPEL, principalmente na integração entre os jogadores de Pelotas e de outras cidades, engrandecendo o nível técnico da disputa: “A UFPEL tem esse poder de trazer gente de fora, integrar culturas e pessoas de diferentes localidades”. Além disso, Jardel também cita a importância do evento no fomento a prática do Xadrez na cidade: “Muitos aqui jogaram quando crianças nas escolas e quando tem uma competição voltam a jogar”.
Os quatro melhores classificados nos Jogos da UFPel, nascidos entre 2000 e 2009, conquistaram vaga para representar a UFPEL nos Jogos Universitários Gaúchos (JUGs). A competição de xadrez será realizada no dia 12 de julho, às 09h na Escola Superior de Educação Física e Fisioterapia da UFPEL.
Confira a classificação geral do Xadrez nos Jogos da UFPel 2025:
FEMININO

Da esquerda para direita
3º Lugar – PRISCILA BARRETO DE ALMEIDA NEVES – Matemática
1º Lugar – JAMILE DA FONSECA BRANCO – Ciência da Computação
2º Lugar – MARIA MANOELA DE MOURA RUAS – Odontologia
MASCULINO

Da esquerda para direita
3º Lugar – JOHAN HEINECK KEIBER – Arquitetura e Urbanismo
1º Lugar – JONATAS MATTHIES ROSCHILD – Psicologia
2º Lugar – YAGO MARTINS PINTOS – Ciência da Computação
Por: Beatriz Alt, estudante de jornalismo e bolsista da DIESP

