Projeto Passada para o Futuro realiza 4° Festival de Mini-Handebol na ESEF
O evento proporcionou uma manhã de diversão e vivência esportiva para as crianças da comunidade escolar de Pelotas

No último sábado (5) aconteceu o 4° Festival de Mini-Handebol promovido pelo Projeto Passada para o Futuro da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL). O evento contou com a participação de 75 crianças de 5 a 14 anos, que se reuniram na Escola Superior de Educação Física e Fisioterapia (ESEF) para uma manhã de atividades lúdicas e brincadeiras que se misturam com a prática do Handebol, proporcionando um momento de muita diversão e integração, aberto para a comunidade em geral.
O Mini-Handebol – Projeto Passada para o Futuro, criado em 2017, tem como objetivo disseminar, potencializar e qualificar a prática da iniciação ao Handebol na comunidade escolar de Pelotas. As crianças são divididas em 4 turmas: MINI A (5 e 6 anos) MINI B (7 e 8 anos) MINI C (9 e 10 anos) e INICIAÇÃO (11 a 14 anos) com atividades pensadas para cada idade e que seguem o programa de Mini-Handebol Brasil da Confederação Brasileira de Handebol (CBHb).
Ana Valéria Lima, professora de Educação Física e doutoranda em Educação Física na UFPEL é uma das coordenadoras do projeto, participando desde a sua criação. A professora avalia o festival de Mini-Handebol como uma oportunidade para as crianças vivenciarem o Handebol, conhecerem e participarem do projeto: “A universidade está de portas abertas”. Além disso, ela salienta que ao fim do evento dá para perceber a alegria das crianças ao participarem.

Essa alegria pôde ser vista no rosto da Joaquina, de 5 anos, que demostrou grande felicidade ao realizar as atividades do evento. E em seu primeiro contato com o handebol já quer participar mais vezes. A mãe de Joaquina, Taina Novack, estudante de educação física na UFPEL, conheceu o projeto por meio da universidade e considerou o evento muito bem-organizado e divertido para as crianças.

O Mini-Handebol acontece todas as segundas e quartas-feiras às 18h na ESEF. Os interessados em participar podem entrar em contato pelo Instagram do projeto (@minihandebolufpel) ou comparecer nos dias de atividades para conferir a disponibilidades de vagas nas diferentes categorias.
Por: Beatriz Alt, estudante de jornalismo na UFPEL e bolsista da DIESP