Professor da UFPEL Eduardo Merino assume a presidência da FUGE

No dia 21 de março (sexta) ocorreu a assembleia geral ordinária da Federação Universitária Gaúcha de Esportes (FUGE), que definiu a nova presidência da Federação para o quadriênio 2025-2029. Por meio de votação dos representantes das universidades filiadas à FUGE a chapa “Mais Fuge” ganhou a eleição. A chapa conta com o professor Luiz Fernando Cuozzo Lemos, da Universidade Federal de Santa Maria, para vice-presidente e Eduardo Merino, agora presidente da FUGE e professor da Universidade Federal de Pelotas. 

Eduardo Merino é formado em Educação Física pela Universidade Federal do Rio grande do Sul e Administração pela UNIASSELVI, além de especializações, pós-graduação mestrado e doutorado. Começou sua trajetória em escolas e ingressou no ensino superior nos anos 2000. Foi trabalhando na ULBRA que o professor descobriu o seu lado gestor. Na oportunidade foi diretor do curso de Educação Física e Dança durante 9 anos. Também atuou como presidente do Conselho Regional de Educação Física durante 4 anos. Após essa experiência, ingressou na Universidade Federal de Pelotas, onde permanece atualmente. Além de trabalhar na área de ensino voltado para gestão em Educação Física, é coordenador de diversos projetos extensionistas que buscam capacitar os estudantes e formar profissionais na área do esporte.

O esporte sempre esteve presente em sua vida, especialmente o judô. Merino começou a praticar judô com 9 anos e desde o início da sua trajetória nesse esporte considera que a prática deu um norte para a sua vida. Atualmente o professor é um atleta veterano, com mais de 50 anos treinando e competindo na modalidade. Leva em sua vida a filosofia do judô da disciplina, do respeito e da necessidade continuar estudando e aprendendo. O professor desenvolve dois projetos ligados ao judô na UFPel: O judô para a comunidade e o museu virtual do judô. Além do judô, o professor também é campeão de Powerliftling e recentemente começou a desenvolver um projeto desse esporte de levantamento de peso na Universidade.

O nome da chapa “mais FUGE” tem motivação clara. Os principais projetos da nova gestão são levar mais inovação, tecnologia e engajamento, além de aumentar o número de universidades filiadas à federação. Merino afirma seu compromisso com a realização dos Jogos Universitários do Rio Grande do Sul (JUGs) e apresenta como projeto a criação outras competições esportivas com novas modalidades como o surf, skate e os e-sports.

Presidente da FUGE, Eduardo Merino no JUBs, os Jogos Universitários Brasileiros.

Por: Beatriz Alt, Estudante de jornalismo na UFPEL e bolsista da DIESP

Você pode gostar...