Equipe de Handebol da UFPEL organiza torneio HAND 5 e promove a prática do esporte na região

No último sábado, 22 de março, ocorreu na Escola Superior de Educação Física e Fisioterapia (ESEF) da Universidade Federal de Pelotas o torneio Hand 5, organizado pelas equipes de Handebol da UFPel com o objetivo de promover a prática do esporte na cidade de Pelotas e região. O evento foi um sucesso, contando com 17 equipes inscritas, 11 na categoria masculina e 6 na categoria feminina. No masculino, a equipe IF Legends consagrou-se campeã e a equipe Comitiva ficou com o vice-campeonato. No Feminino a equipe Marista sagrou-se campeã e o segundo lugar foi para as Handivas.

Wesley Bandeira, organizador do evento e técnico da equipe masculina de handebol da UFPEL, avalia o campeonato como uma grande oportunidade para a equipe se desenvolver buscando como principal objetivo para esse ano o título de campeão nos Jogos Universitários Gaúchos (JUGs), em que a equipe, nos últimos dois anos, conquistou o vice campeonato: “a nossa expectativa é jogar o máximo de competições possíveis este ano, antes dos jogos universitários, a nossa ideia é ir com uma equipe mais forte possível, estamos nos reforçando, treinando 3x na semana em busca do nosso objetivo principal, o título.” Além disso, o técnico destaca que a organização do campeonato mobilizou todos os envolvidos no projeto, que conta com uma equipe de psicólogos, estudantes de fisioterapia e estudantes de educação física.

Pietra Corrêa, técnica da equipe feminina de Handebol da UFPEL avalia esse evento como uma oportunidade de desenvolvimento para as meninas da equipe, que tem como principal objetivo para esse ano melhorar seu desempenho nos Jogos Universitários Gaúchos (JUGs), em que conquistaram a terceira colocação no ano passado. Pietra conta que está bem-motivada para esse ano e, pessoalmente, demonstra grande felicidade em ver um campeonato de handebol em Pelotas que tenha tantas equipes femininas participando. O projeto de handebol feminino da UFPEL não conta apenas com meninas da Universidade jogando, e os treinos são abertos para a comunidade em geral.

Pietra Corrêa comandando a equipe de handebol feminina da UFPel no evento Hand 5. Foto: Beatriz Alt

A equipe do colégio Marista de Rio Grande consagrou-se campeã do evento na modalidade feminina. Douglas Cantarelli, coordenador das atividades extracurriculares do colégio e técnico da equipe conta que a ideia de jogar o torneio em outra cidade surgiu como uma forma de preparação para as competições futuras que a equipe, que conta com alunas e ex-alunas do Marista, enfrentará. Além de equipes de fora da universidade, atléticas de cursos da UFPEL também participaram desse campeonato. Ana Carolina Quadros, atleta e diretora de eventos da Atlética Sanatório, avalia o evento como uma oportunidade de preparação para os futuros eventos desse ano, principalmente os Jogos Jurídicos, sediados esse ano na cidade de Pelotas nos dias 19 a 22 de junho: “o Handebol feminino da atlética é o atual campeão dos jogos jurídicos e a gente que manter esse título esse ano”.

O projeto PhysioSport, composto por diversos alunos de fisioterapia da universidade, esteve presente no evento, com uma tenda à disposição de todos os atletas que precisassem de atendimento. Andrey Dinis e Bruna Rodrigues, estudantes que participam do projeto, avaliam o evento como uma oportunidade de divulgar o projeto para as pessoas, além de ganhar experiência e colocar em prática o que aprendem em aula.

Por: Beatriz Alt, Estudante de jornalismo na UFPEL e bolsista da DIESP

Você pode gostar...