Organização

O Curso de Licenciatura em Letras – Português e Espanhol e Respectivas Literaturas, os conteúdos curriculares, as atividades práticas e de estágio organizam-se em eixos, que traduzem os aspectos relevantes da formação docente dos professores de Língua Portuguesa, Literatura e Língua Espanhola. Cada eixo materializa-se, no fluxograma, em disciplinas e carga horária, que se constituem nos componentes imprescindíveis à integralização curricular. A estrutura curricular por eixos aponta pelo menos para duas direções significativas: (a) garante-se ao aluno uma formação melhor centrada nos aspectos teóricos e práticos específicos de sua formação; (b) propicia-se ao aluno a flexibilização e a interdisciplinaridade.

A padronização das grades curriculares e dos turnos de oferta das licenciaturas em língua portuguesa e língua estrangeira propiciam a definição de uma única política de ensino para as línguas estrangeiras no Centro de Letras e Comunicação – CLC. Assim, todas as quatro licenciaturas em língua portuguesa e língua estrangeira – alemão, espanhol, francês e inglês – possuem a mesma estrutura curricular quanto à carga horária, disciplinas obrigatórias e/ou optativas, práticas pedagógicas, estágios e turno diurno de funcionamento. Desse modo, além de se enfatizar a mesma formação pedagógica, a padronização curricular apresenta, no âmbito administrativo, a vantagem de facilitar a criação de novas licenciaturas de língua portuguesa e língua estrangeiras, cuja estrutura reproduzirá os parâmetros curriculares das licenciaturas aqui descritas.

Duração e Carga horária total

Atendendo ao disposto no Parecer 28/2001 do Conselho Nacional de Educação, a carga horária do curso de Formação de Professores de Educação Básica, em nível superior, deve ser de 2800 horas, assim distribuídas:

a) Componentes curriculares de atividades acadêmico-científico-culturais: 1800 horas em sala de aula.

b) Estágio Curricular Supervisionado a partir do início da segunda metade do curso: 400 horas.

c) Prática como componente curricular, vivenciada ao longo do curso: 400 horas.

d) Atividades Complementares vivenciadas ao longo do curso: 200 horas

e) Formação Livre: de 100 horas*.