A Coordenação de Inovação Tecnológica informa que a partir desta segunda-feira (24) já é possível tramitar pedido de patente completamente on-line na UFPel.
A partir da aprovação da Resolução Consun número 6, de 26 de abril de 2019, que trata sobre sigilo legal na UFPel, foi possível a implementação de um processo sigiloso para tramitação de informações tecnológicas no Sistema Eletrônico de Informações (SEI). Com isso, os inventores da UFPel poderão enviar as solicitações e arquivos de um pedido de patente através do SEI num processo completamente sigiloso. Os pedidos serão avaliados pela CIT e também pelo Comitê Institucional de Propriedade Intelectual com prazos definidos e com total sigilo de maneira similar a uma revista científica.
Esse sistema é único no país e representa um importante avanço para a tramitação de tecnologias na universidade, uma vez que, é um processo que necessita ser ágil e seguro, informa o Coordenador de Inovação Tecnológica, Vinicius Campos.
A UFPel tem estado nos últimos quatro anos entre os Top 20 depositantes de patentes no país, produzindo mais tecnologias que a maioria das empresas do Brasil e cerca de 13 anos após a criação do NIT da UFPel já foram geradas mais de 160 patentes. No ano passado foi realizada a primeira transferência de tecnologia da universidade, uma vacina de uso animal desenvolvida por pesquisadores do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia.
Mais informações sobre o novo sistema podem ser encontradas clicando aqui.