Núcleo de Choro da UFPEL

O Núcleo de Choro da UFPel, um projeto de pesquisa artística sobre o gênero musical no Sul do Brasil, faz parte de uma ampla iniciativa liderada pelo curso de Música Popular, que envolve ações de ensino, pesquisa e extensão. O núcleo, composto por um grupo de dez alunos – todos pesquisadores de Iniciação Científica – acompanhados por um dos coordenadores, o professor Rafael Velloso, apresentou os resultados da pesquisa deste ano, cujo tema foi “Regionais do Sul: Repertórios e formações ao sul do Brasil”, dedicado ao repertório e formações de Avendano Júnior, Octávio Dutra, Plauto Cruz e ainda uma canção de Pixinguinha gravada na Argentina.

Esse repertório também foi apresentado no XXXIII Encontro nacional da ANPPOM, no I SIEPES, no XI Encontro Nacional da Associação Brasileira de Etnomusicologia e na abertura da Semana Integrada de Ensino, Pesquisa e Extensão e Inovação da UFPel.

Em 2022, o Núcleo apresentou o projeto de Performance Artística Acervo Octávio Dutra, contando com a participação dos bolsistas Gustavo Mustafé e do Professor Raul d’Avila. (ver a performance no link abaixo)

O Núcleo de Choro da UFPEL atualmente conta com a participação dos seguintes estudantes do Bacharelado em Música Popular da UFPEL: Cesar Augusto – Clarinete, Dani Ortiz – Pandeiro, Douglas Vallejos – Sax Alto, Gabriel Pinheiro – Percussão, Higor dos Inocentes Brasil – Guitarra, Lucas Borba – Violão, Humberto Schumacher – Violão, Marcelo Silva – Trombone, Neverton Fernandes – Cavaco base e Pedro Nogueira – Cavaco Solo com a coordenação do Professor Rafael Velloso – Saxofone Tenor. O projeto tem um fluxo contínuo para admissão de novos membros, com a única exigência de fazer parte do corpo discente, docente ou técnico da Universidade. (Contato: rafael.velloso@ufpel.edu.br) Como parte do projeto unificado “Encontros no Choro”, o núcleo atua não apenas na pesquisa, mas também na extensão, através da oficina de introdução e vivência. Além da pesquisa e extensão, o Bacharelado em música popular oferecerá a partir de 2024-1 os componentes curriculares: Práticas Interpretativas do Choro 1 e 2 que integrará as demais atividades do núcleo.

Link para o Grupo de Pesquisa em Música Popular (CNPQ – 2023)

Link para o Projeto Encontros no Choro (2023 – 2024)

Link para o Projeto Avendano Júnior a tradição do Choro em Pelotas – A construção de um acervo Colaborativo da música e memória de Pelotas e região. (2020 – 2024)