Artigos
2022 – Artigo Rafael Velloso/Pedro Aragão/Lúcia Campos – Mas o choro já não é patrimônio? Ressonâncias e desafios do processo de patrimonialização do choro

Monografias – Bacharelado em Música

2010 – TCC Thaís Carvalho – UM LUGAR CHAMADO LIBERDADE: Música popular, tradição e boemia em Pelotas

2018 – TCC Vinícius C. Veleda – A VIDA É UM SAMBA: A trajetória pianística de João Leal Brito ¨Britinho¨ (1917-1966)

2018 – TCC João Pinheiro – O violão de sete cordas de Aloym Soares: um estudo de trajetória

2019 – TCC Vasco Jean Azevedo –  A análise dos componente criativos nos ´´solos de baixaria“ de Luizinho Sete Cordas

2021 – TCC Júlia Alves –  Choros didáticos para flauta transversal: uma autoetnografia de processos criativos

2022 – TCC Gustavo Mustafé – DIVERSIDADE NO CHORO: gênero, sexualidade e raça na música instrumental brasileira

2023 – TCC Pedro Erler – Protagonismos no Choro Pelotense Relações étnico raciais na construção narrativa do movimento

Monografia – Especialização em Artes

2022 – Monografia Eduardo dos Santos Costa – Arranjo direcionado: o professor/arranjador na construção de um método participativo. 

Resumo – Comunicações em anais de eventos 

2021 – Resumo Gustavo Mustafé/Rafael Velloso – Acervo Digital do Choro de Pelotas: uma construção coletiva e afetiva

2023 – Resumo Daniel Ortiz e Rafael Velloso – Ouvir, cantar, tocar: a experiência de ensino nas oficinas do projeto Encontros no Choro: introdução e vivência 

2023 – Resumo Pedro Erler/Rafael Velloso/Rafael Noleto – Protagonismos no choro pelotense (RS): relações étnico raciais na construção narrativa do movimento

2023 – Resumo Higor dos Inocentes Brasil e Gabriel Pinheiro/Rafael Velloso –  Regionais do Sul: as formações e o repertório do choro no sul do Brasil: ¨Mágoas do Violão¨ do compositor Octávio Dutra com o Grupo Terror dos Facões.

2023 – Resumo Lucas Borba da Silveira e Raul Costa D´Avila A Preservação da Prática e Memória do Violão Sete Cordas em Pelotas

2023 – Resumo Daniel Ortiz/ Rafael Velloso  Telecotecos da Vida: A Influência Africana na Música Brasileira

2023 – Resumo Douglas Vallejos, Marcelo Martins e  Rafael Velloso. Regionais do Sul: as formações e o repertório do choro no sul do Brasil:¨Até Eu!¨ do Marcelo Tupinambá interpretado por Pixinguinha e seu Grupo Oito Batutas

2023 – Resumo Neverton Fernandes e César Pedroso e Rafael Velloso. Regionais do Sul: as formações e o repertório do choro no sul do Brasil: ¨Choro Clássico¨ do Compositor e Flautista Plauto Cruz

2023 – Resumo Pedro Nogueira; Humberto Schumacker; Rafael Velloso – Regionais do Sul: as formações e o repertório do choro no sul do Brasil: ¨Viu Como Agrada¨ do compositor Avendano Júnior e Regional

2023 – Resumo Marcus Mattos,  Mariela Cardoso e Rafael  Velloso – Quartas de Choro: Uma Experiência Musical Contemporânea a Partir de Percepções Sensíveis