Shadow

Apresentação

A pesquisa intitulada “Conhecimento sobre alimentação saudável e adequação às recomendações alimentares e nutricionais brasileiras: indissociabilidade entre a pesquisa epidemiológica, ensino e extensão na atenção nutricional no âmbito do SUS”, faz parte do estudo nacional: ENFRENTAMENTO E CONTROLE DA OBESIDADE NO ÂMBITO DO SUS,  que está sendo realizado em 22 estados do país, através de financiamento do Ministério da Saúde e do CNPq.

No Estado do Rio Grande do Sul, será realizada em 110 municípios das 3ª, 6ª e 15ª Coordenadorias Regionais de Saúde, sob a Coordenação da Universidade Federal de Pelotas em colaboração com a Universidade de Passo Fundo, Universidade de Santa Maria, Universidade Federal da Fronteira Sul, Prefeitura Municipal de Pelotas e Secretaria Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul.

Trata-se de um projeto que tem por objetivo desenvolver atividades de pesquisa, ensino e extensão, de forma indissociável, relacionadas com a atenção nutricional para o enfrentamento e controle da obesidade.

Pretende-se fazer o diagnóstico com a gestão e os profissionais de saúde em relação à atenção nutricional, avaliando seu conhecimento sobre alimentação adequada e saudável tendo como base as recomendações alimentares e nutricionais oficiais brasileiras. Através de uma pesquisa-ação serão desenvolvidas ações de formação em atenção nutricional para os gestores e profissionais de saúde, com vistas ao enfrentamento da obesidade no âmbito da atenção primária.

 

Através deste portal pretendemos divulgar todas as etapas da pesquisa desde a logística até os resultados, assim como os materiais educativos e a produção científica, a fim de facilitar o acesso a todos os interessados no tema.