Bolsistas da PG em Gestão de Polos da UAB/UFPel realizam performance em jornada acadêmica do Polo de Herval

Equipe de três bolsistas do Curso de Pós-Graduação em Gestão de Polos da UAB/UFPel protagonizou a performance intitulada Palestra de Prazer, dramatizada por ocasião da I Jornada Acadêmica do Polo Universitário da cidade de Herval/RS, no Auditório do Polo, na noite de 26 de novembro, no Auditório do Polo, e batizada de Manifesto da Paixão.
Em uma sala bem ampla, com 150 lugares, e com a presença de aproximadamente 80 pessoas, a encenação foi realizada às escuras, somente com uma fraca luz de emergência, com a intenção de afetar os corpos ali presentes e recuperar os diferentes sentidos, diferentes modos de sentir.
“Nosso desejo era ventilar e sensualizar a pele e o ambiente árido e embrutecido das salas de aula e das sagradas salas (ou capelinhas?) de cerimônias acadêmicas; confundir e mobilizar nos participantes novas sensações e percepções, de tal modo que provocassem em si mesmos, enquanto protagonistas do ato, diferentes sensações. Desse modo, acredita-se que, possibilitando sentir outras coisas, também força-se a pensar diferentemente sobre as coisas que nos afetam. Pensar é também fazê-lo por sensações, alterar de algum modo nossa sensibilidade. Obviamente, era essa a intenção”, resumem os bolsistas, que são professores tutores e pesquisadores.