Autores

Alfredo Alejandro Gugliano, professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, pesquisador do CNPq e Doutor em Ciência Política e Sociologia pela Universidad Complutense de Madrid.

Alfredo Falero, professor e pesquisador da Universidad de la República, Uruguay

Alícia Veneziano, professor do instituto de Ciência Política da Universidad de la República, Uruguay.

Ana Patricia Noguera Echeverri, professora titular, emérita y coordinadora do Grupo de Pensamiento Ambiental y do Instituto de Estudios ambientales de la Unviersidad Nacional de Colombia, Sede Manizales, Colombia.

Anderson Orestes Cavalcante Lobato, professor da Universidade Federal de Pelotas e Doutor em Direito Público pela Université des Sciences Sociales de Toulouse.

André Luis Pereira, mestrando em Sociologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Andreia Orsatto, doutoranda em Ciência Política pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Carlos Fernandez Sessarego, Maestro Emérito de La Universidad Nacional de San Marco; y Profesor de La Pontifícia Universidad Catolica del Peru.

Cláuber Gonçalves dos Santos, professor da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Pelotas. Mestre em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Dênio Gonçalves, Advogado, professor de Processo e Direito Civil; Especialista em Docência Superior.

Dionis Mauri Penning Blank, Mestre em Meteorologia pela Universidade Federal de Pelotas.

Érika Louise Bastos Calazans, doutoranda em Direito Internacional Público na Universidade de Kobe, Japão.

Fabiane Simioni, advogada, pesquisadora da Associação Direito, Bioética e Solidariedade; Mestre em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Fernando Costa de Azevedo, professor da Universidade Federal de Pelotas e da Universidade Católica de Pelotas. Mestre em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina.

Flávia Costa Salustiano, professora da Escola de Estudos Superiores de Viçosa e da Faculdade de Viçosa, Minas Gerais.

Jonathan Vivian, Bacharel em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade Federal de Pelotas.

José Luiz Quadros de Magalhães, professor da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais; da Universidade Federal de Minas Gerais; e da Universidade Presidente Antonio Carlos; Doutor em Direito Constitucional pela Universidade Federal de Minas Gerais.

Josirene Cândido Londero. Advogada. Mestre em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do RS. Doutoranda em Desenvolvimento Regional pela Universidade de Santa Cruz do Sul.

Maria Claudia Crespo Brauner, Professora da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Pelotas; e da Universidade Caxias do Sul; Doutora em Direito Privado pela Unversidade de Rennes 1; pós-doutora pela Universidade de Montreal, Canadá.

Mario Ricardo Maurich, professor da Universidade Argentina de Empresa; e da Universidade de Buenos Aires, Argentina.

Mônica Souza Liedke, Advogada. Presidente da Associação Direito, Bioética e Solidariedade; mestranda pela Universidade de Caxias do Sul.

Pedro Robertt, professor da Universidade Federal de Pelotas.

Philippe Pierre, professor da Faculdade de Direito e Diretor do Institut de l‟Ouest: Droit et Europe da Universidade de Rennes 1, França.

Renata Leonel Nunes, Advogada. Professora de Direito do Trabalho e Processo do Trabalho. Mestre em Direito do Trabalho pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

Renato Rabbi-Baldi Cabanillas, professor da Faculdade de Direito da Universidade de Buenos Aires, Argentina.

Ricardo Rabinovich-Berkman, Advogado. Professor Doutor da Universidade de Buenos Aires, Argentina.

Robson Becker Loeck, Mestre em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Pelotas.

Saulo Tarso Rodrigues, professor do Centro Universitário Cândido Rondon; Doutor em Sociologia do Estado e do Direito pela Universidade de Coimbra; pós-doutorado pela Universidade de Uppsala, Suécia.

Sonia Merlyn Sacoto, profesora en la Pontificia Universidad Católica del Ecuador; en la Universidad Andina Simón Bolivar, Sede Quito; en la Universidad San Francisco de Quito.