Convite para participação na construção do PDU

Prezados alunos,
 
A coordenação do CSTTT os convida a participar da reunião relativa à construção do PDU (Plano de Desenvolvimento da Unidade). O CSTTT, fazendo parte da Unidade Centro de Integração do Mercosul (CIM), da UFPel, tem a oportunidade de discutir suas necessidades e anseios para que esses temas sejam agregados às pautas da sua Unidade, além de contribuir ativamente nos debates sobre demandas mais amplas da universidade.
 
Data: 07/11, quarta-feira, a partir das 19h.
 
Obs.: a participação contará como presença para as disciplinas do dia referido.
 
Contamos com a presença de todos!
Abaixo, uma pequena síntese sobre o que é PDU dentro da universidade:
ELABORAÇÃO PARTICIPATIVA DOS PLANOS DE DESENVOLVIMENTO DA UNIDADE

Um novo processo de Planejamento está começando na UFPel. Mas, afinal de contas:

O que é Planejamento?

É possível dizer que o planejamento de uma instituição tem três dimensões: a estratégica, a tática e a operacional.

Dimensão estratégica é aquela que estabelece um horizonte para as mudanças, define eixos temáticos e objetivos gerais de longo prazo. Na UFPel, objetivos estratégicos estão reunidos no Plano de Desenvolvimento Institucional (o PDI), que estará em vigor até 2020.

A dimensão tática corresponde aos caminhos possíveis e viáveis para transformar a realidade. Táticas eficientes não podem perder de vista os objetivos estratégicos, mas também precisam levar em conta transformações inesperadas no contexto em que a instituição está inserida.

Já a dimensão operacional é aquela na qual as ações planejadas são executadas.  Nessa dimensão, mais próxima do cotidiano, se define com precisão a aplicação direta dos recursos humanos, infraestruturais e orçamentários disponíveis.

 

Como se dá o  Planejamento na Universidade?

Universidades são instituições muito complexas, povoadas de pessoas que têm diferentes projetos, objetivos e desejos. Ao contrário do que acontece em empresas privadas, nas universidades públicas o poder de decisão está disperso, e é exercido em muitos níveis, com diferentes escalas de valor.

Essa condição faz com que o planejamento universitário tenha que levar em conta uma grande diversidade de opiniões, sem perder de vista a necessidade de pactuar objetivos de interesse comum.

Boa parte do sucesso do planejamento em universidades depende do efetivo envolvimento de muitas pessoas na definição de estratégias, táticas, ações e metas. Isso pode parecer difícil, mas só assim as ações planejadas ganham legitimidade, envolvem e comprometem uma coletividade tão diversificada.

Existem muitas maneira de planejar no ambiente universitário. O Plano de Desenvolvimento da Unidade (P.D.U.) é uma delas, e está previsto no PDI da UFPel desde 2015. Chegou a hora de fazê-lo acontecer!

O que é o PDU?

O Plano de Desenvolvimento da Unidade (P.D.U.) é o principal instrumento de descentralização do planejamento universitário.

Planejar uma instituição complexa não deve ser tarefa para um pequeno grupo de pessoas fechadas numa sala. A existência de PDUs permite que as decisões que interferem no futuro da Universidade sejam tomadas com ampla participação de seus professores, estudantes e técnicos-administrativos.

Isso significa que as pessoas podem e devem expressar no PDU o que desejam para o futuro próximo, estabelecendo metas de curto prazo, e indicando o que cada um e cada uma precisa fazer para que essas metas sejam alcançadas.

Por meio do PDU, os problemas são identificados por quem mais é afetado por eles, estabelecendo prioridades, escolhendo indicadores e meios de avaliação. Isso deve fazer surgir na UFPel uma nova cultura de planejamento, descentralizada e socialmente referenciada.

A elaboração do PDU é uma importante oportunidade de reflexão sobre a relação da Unidade com o restante da Universidade e com toda a Sociedade. Ele permite apresentar, avaliar e debater a situação atual, revendo e propondo inserções e compromissos sociais para os próximos dois anos, ou quatro semestres letivos.

O processo todo terá o suporte da Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento da UFPel, que sugere um calendário de elaboração, acompanha e apoia a realização de suas etapas, fornece dados e propõe uma estrutura mínima para o documento final.

Esta estrutura será a mesma para todos os PDUs da UFPel, o que permitirá que eles se articulem com o PDI que já existe, e estejam em sintonia com táticas e diretrizes institucionais mais amplas, sem prejudicar o envolvimento coletivo, e o surgimento de novas iniciativas em cada Unidade.

Na UFPel, os PDUs também vão subsidiar a elaboração do próximo PDI, e deverão influenciar decisões de gestão e políticas internas. Isso quer dizer que futuras estratégias comuns a toda a UFPel serão feitas levando em conta os Planos de Unidades, o que corresponde a uma inversão da pirâmide do Planejamento, colocando as escolhas da maior parte das pessoas no topo, não na base da Planejamento Universitário.

Participe do Planejamento Universitário! Se informe na direção de sua Unidade sobre como participar da elaboração do PDU. Informações também podem ser obtidas no portal UFPel, na página da PROPLAN, ou por email, escrevendo para cdit@ufpel.edu.br com a sigla PDU no título.

A UFPel quer saber: o que planejas?

Att,

A secretaria

Convite para participação em oficinas

A pedido da Prof.ª Natália
Prezados,
Conforme divulgação abaixo, a UFPel, através da PRE, estará realizando no dia 05/11, às 19h, duas oficinas de aprendizagens para alunos do CSTTT.
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Estão abertas as inscrições para as oficinas:
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– “Estratégias de Autorregulação em prol da Leitura e Escrita”
– “Estratégias de autorregulação da aprendizagem”
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As inscrições deverão ser realizadas na secretaria por email: secretaria.csttt@gmail.com ou diretamente na secretaria.
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Att.
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Natalia
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Sexta-feira, 26/10, não haverá aulas nem expediente administrativo.

Prezados,

Na sexta-feira, 26, não haverá aulas nem expediente administrativo. A Escola esse ano será zona eleitoral, haverá urnas nas eleições de domingo e, sendo assim, o prédio ficará fechado a partir de sexta, somente os envolvidos com as eleições terão autorização para entrar no prédio. Segunda-feira, as atividades voltam à normalidade.
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Att,
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A secretaria
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PALESTRA e MESAS DO SIIEPE/CEG – DIVULGAÇÃO COMISSÃO DAS LICENCIATURAS

Palestra: COM@VIVER: PROMOVER COMPORTAMENTOS PRÓ-SOCIAIS –
INTERVENÇÃO E INVESTIGAÇÃO NO ÂMBITO DO CYBER BULLING
Profª Drª Ana Margarida Veiga Simão (Universidade de Lisboa) Data: 23/10/2018
Horário: 14h – 16h
Local: Sala 309

Mesa Redonda – DIÁLOGOS POSSÍVEIS ENTRE A UNIVERSIDADE E A
EDUCAÇÃO BÁSICA,
Profª Lucélia Gonzales Seus (SMED),
Profª Sandra Ávila (5ª CRE),
Profª Ligia Cardoso Carlos (UFPel)
Data: 24/10/2018
Horário: 9h – 11h
Local: Campus II (rua Almirante Barroso, 1202) – sala 301

Mesa Redonda – PERMANÊNCIA E QUALIDADE ACADÊMICA: AÇÕES EM
DESENVOLVIMENTO NA UFPEL
Prof. Fernando Camargo (UFPel)
Profª NadiaVelleda Caldas (UFPel)
Prof. Cícero Nachtigall(UFPel)
Data: 25/10/2018
Horário:19h – 21h
Local: Campus II (rua Almirante Barroso, 1202) – sala 309

Att,

A secretaria

Período para solicitação de aproveitamento de disciplinas

Prezados alunos,

Dia 15/10, começa o período para solicitação de aproveitamento de disciplinas.

Para solicitá-lo, o discente deverá enviar ao Colegiado do Curso o Formulário para Solicitação de Aproveitamento (em anexo) assinado, juntar ao seu pedido cópia do histórico escolar, e caso tenha cursado em outra instituição, o conteúdo programático das disciplinas cursadas que contemplem seu pedido. Todos os documentos devem ser digitalizados e enviados por e-mail para a secretaria (secretaria.csttt@gmail.com) até o dia 19/10.

Para obter o aproveitamento, a atividade curricular cursada deverá contemplar, no mínimo, 75% da carga horária e do conteúdo da atividade curricular pretendida, sendo facultada ao professor responsável a realização de avaliação especial para eventual complementação.

O pedido será avaliado pelo professor responsável pela disciplina solicitada, cujo parecer será corroborado pelo coordenador do CSTTT através de decisão final.

Aproveitamento_2018

Att,

A secretaria

Sexta, dia 5/10, não haverá aulas e expediente administrativo

Prezados,

Na sexta-feira, não haverá aulas nem expediente administrativo. A Escola esse ano será zona eleitoral, haverá urnas nas eleições de domingo e, sendo assim, o prédio ficará fechado a partir de sexta, somente os envolvidos com as eleições terão autorização para entrar no prédio. Segunda-feira, as atividades voltam à normalidade.
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Att,
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A secretaria

Vista técnica à Mineração Eldorado

Prezados alunos,
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A professora Raquel Holz junto com um grupo de alunos do curso estão programando uma vista técnica à Mineração Eldorado no dia 09 de outubro às 15 horas. Nos encontraremos às 14 horas e 30 minutos para saída.
Quem tiver interesse deve passar na secretaria do curso ou enviar um email para o Leandro (secretaria.csttt@gmail.com) e dizer que tem interesse de ir informando o seu nome completo e o número do RG.
Temos 20 lugares disponíveis no ônibus então se apresse e “guarde o seu lugar”!!!!
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Att,
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A Secretaria

Visita técnica Sinarodo

A pedido da Prof.ª Raquel Holz
Alunos participaram da Visita Técnica organizada pela professora Raquel Holz em conjunto com os alunos Giomar da Silva e Rafael Hochmuller à empresa de sinalização SINARODO, situada na cidade de Eldorado do Sul, realizada no dia 07 de fevereiro de 2018.
 
Fiquem atentos pois está sendo programada outra visita às dependências da empresa para final de outubro!!!
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Visita técnica na Mineração Eldorado

A pedido da Prof.ª Raquel Holz
Alunos participaram da Visita Técnica organizada pela professora Raquel Holz em conjunto com os alunos Giomar da Silva e Rafael Hochmuller à Mineração Eldorado, situada na cidade de Eldorado do Sul,  realizada no dia 20 de dezembro de 2017.
 
Fiquem atentos pois está sendo programada outra visita às dependências da empresa para final de outubro!!!!”

Banco de Boas Práticas – ODS/Pelotas

Com o propósito de se envolver efetivamente nos desafios socioambientais e contribuir para o desenvolvimento sustentável do território em que atua, a UFPel, desde 2017,  passou a integrar o Núcleo Regional de ODS – Pelotas, assim se associando à proposta de disseminação dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável para a implementação da Agenda 2030 (https://nacoesunidas.org/ pos2015/agenda2030/).

Nesse momento, está sendo constituído um banco de dados que visa retratar as boas práticas empreendidas pelas entidades no âmbito dos 22 municípios da região sul do RS.  Para tal, solicitamos sua colaboração no sentido de encaminhar esta informação a todos os integrantes do quadro efetivo de servidores deste Curso/Programa, de forma que também nossa Universidade declare quais tem sido as suas contribuições à causa da sustentabilidade do planeta.

Os servidores/setores interessados em colaborar no referido mapeamento deverão registrar  iniciativas que coordenam/desenvolvem na UFPel, e que se relacionam a um ou mais dos ODS, por meio do formulário eletrônico acessível em:
https://goo.gl/forms/ 9zzG29TBXXlZhGBc2

Em anexo, o folder de divulgação do levantamento.

Att,

A Secretaria