Convite – 1ª Semana de INTEGRAÇÃO do MERCOSUL

1ª Semana de INTEGRAÇÃO do MERCOSUL
.
Do dia 09 a 13 de agosto acontecerá a 1ª Semana de INTEGRAÇÃO do MERCOSUL, promovida pela direção do CIM e será totalmente virtual. As atividades previstas na programação serão transmitidas, ao vivo, pelo canal do CIM/UFPel no Youtube.
.
O evento tem como objetivo promover a integração da comunidade acadêmica e a acolhida aos estudantes e calouros dos cursos do Centro. Conta com a participação de toda a comunidade do CIM. Entre as presenças confirmadas destacamos a participação da nossa Reitora, Isabela Andrade e das Pró-Reitoras da PRAE e da PRE, Fabiane Tejada e Fátima Cóssio para uma conversa com a comunidade acadêmica do CIM. Como aula inaugural contamos com a participação especial da professora Dra. Raquel Recuero, que irá falar sobre “A desinformação nas redes sociais“.

No dia 10 de agosto está prevista, às 15h30min, a abertura de duas salas virtuais, para que os cursos de Hotelaria e Gestão Ambiental possam fazer o acolhimento dos novos alunos de maneira temática onde, os coordenadores, irão apresentar algumas informações do Plano Pedagógico de seus cursos,  atividades complementares, TCCs, estágios, entre outras informações pertinentes para que os alunos atinjam a almejada graduação. Os links de acesso às salas serão enviadas via cobalto aos estudantes.
.
Esperamos pela Comunidade Acadêmica do CIM/UFPEL  para esta semana de acolhimento e muita INTEGRAÇÃO!
.
image.png
.
.
Att,
.
A Secretaria
.

Convite – Defesa de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) do aluno Everaldo Antonio Goi

Nós, da comissão de TCC do CSTTT, queremos convidá-los para a defesa de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) do aluno Everaldo Antonio Goi, sob a orientação da professora Clara Natalia Steigleder, com o trabalho intitulado Educação para o Trânsito no ensino médio: Um Estudo sobre a percepção dos alunos.
 
Dia: 24 de junho de 2021
Horário: às 19h
Banca avaliadora: 
– banca externa: professor Júlio Almeida (EPTC)
– banca CSTTT: professora Raquel da Fonseca Holz
– Orientadora CSTTT: professora Clara Natalia Steigleder
.
Link para a sala online enviada por e-mail.
.
Esperamos a todos!

Orientações quanto ao começo do semestre 2020/2

Prezados(as), alunos(as)
.
Disponibilizo vídeo com orientações da Universidade sobre o começo do semestre letivo e o formulário a ser preenchido pelos alunos que não puderem realizar matrícula. O formulário deve ser entregue ao Colegiado do CSTTT, por meio do e-mail secretaria.csttt@gmail.com, até dia 26/03.
.
.

Todas as informações sobre datas e sobre o começo do semestre estão contidas no vídeo

.
Att,
A Secretaria
.

Cocepe aprova Calendário Acadêmico 2020 com Ensino Remoto Emergencial

Prezados(as),

O Conselho Coordenador do Ensino da Pesquisa e da Extensão (COCEPE) aprovou Calendário Acadêmico 2020 com Ensino Remoto Emergencial no contexto da Pandemia do COVID-19.

Confira os documentos na íntegra:

Portaria nº 1447/2020, referente ao Calendário Acadêmico 2020 – Portaria 1447.2020 – Cal. AcadSEI_23110.023032_2020_93

Parecer Normativo nº 20/2020, que aprova Calendário Acadêmico com Ensino Remoto Emergencial no contexto da Pandemia do COVID-19, na Universidade Federal de Pelotas – Parecer Normativo nº 20.2020 SEI_23110.023032_2020_93 (1)

http://ccs2.ufpel.edu.br/wp/2020/09/17/cocepe-aprova-calendario-academico-2020-com-ensino-remoto-emergencial/

Att,

A Secretaria

Pesquisadores do Curso de Transporte Terrestre, da UFPel, coordenam pesquisa sobre impactos do COVID-19 nos deslocamentos de alunos

​Pesquisadores do Curso de Transporte Terrestre resolveram somar-se aos esforços já realizados pela Universidade em pesquisas sobre o COVID-19 e propor uma investigação conjunta com outras Instituições de Ensino sobre o impacto das medidas adotadas para deter a contaminação pelo Covid-19 na vida dos estudantes universitários do Rio Grande do Sul. O objetivo é saber a percepção dos alunos quanto aos seus “novos” deslocamentos em relação aos deslocamentos anteriores, como as mudanças impostas para deter a contaminação estão alterando as escolhas realizadas na área de transportes e impactando na mobilidade das cidades.

O estudo é coordenado pelas profas. Raquel da Fonseca Holz e Clara Natalia Steigleder, e conta com a participação de aproximadamente 40 pesquisadores entre docentes e alunos das 20 Instituições de Ensino envolvidas. “Considera-se que o estudo trará benefícios à sociedade como um todo, pois o conhecimento produzido com esta pesquisa, depois de publicado, poderá vir a contribuir com os gestores públicos e privados na área de transportes e mobilidade” afirma a profa. Raquel Holz.

Além disso, o estudo pode contribuir para definir políticas de acesso à universidade no tocante aos transportes, especialmente para aqueles estudantes que são hipossuficientes e muitas vezes não possuem recursos para custear seu deslocamento para estudo. As informações coletadas na pesquisa poderão servir aos dirigentes das Instituições de Ensino (IE) para planejar a volta às atividades presenciais após a pandemia, além de entender as condições dos seus alunos durante este período, em relação a sua mobilidade.

O projeto está sendo submetido à Plataforma Brasil e, depois de aprovado, passará pelos Comitês de Ética em Pesquisa de cada IE, para depois ser realizado o levantamento em si.