Nota do Colegiado do CSTTT sobre a impossibilidade de oferecimento de disciplinas durante a vigência do calendário alternativo

Diante da situação de pandemia a qual estamos todos vivenciando, e levando-se em consideração a suspensão do calendário acadêmico 2020 e, por consequência, das aulas presenciais, a UFPel, por meio do Comitê Interno para Acompanhamento da Pandemia, estuda e  busca alternativas para oferecimento de aulas e atividades não presenciais. Nesse contexto, surgiu o calendário alternativo da Universidade, que buscou dirimir algumas das principais demandas discentes. Entretanto, na situação circunscrita ao CSTTT, diante da orientação da Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior do Ministério da Educação (SERES/MEC) às Universidades e Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, atividades que tenham caráter e/ou carreguem em suas nomenclaturas o termo “prático”, não poderão ser oferecidas no contexto do calendário alternativo da UFPel. Diante desse quadro, todas as disciplinas do CSTTT, de acordo com o seu Plano Pedagógico do Curso (PPC), têm distribuídas em suas cargas horárias atividades práticas. Portanto, de acordo com a orientação da SERES/MEC, considerando o caráter da distribuição da carga horária do curso, está vedado o oferecimento de disciplinas pelo CSTTT nesse momento. O Colegiado do curso recebeu com surpresa e consternação essa informação, mas entendendo a situação dos nossos alunos e alunas, que vislumbram a volta do oferecimento de disciplinas e de alguma normalidade acadêmica, o Colegiado buscará dirimir parcialmente esses anseios por meio de atividades permitidas pelo MEC, tais como as de pesquisa, ensino e extensão que possam ser realizadas de maneira remota.

Em anexo, PARECER NORMATIVO Nº 12, DE 28 DE MAIO DE 2020, da UFPel, PORTARIA Nº 343, DE 17 DE MARÇO DE 2020, do MEC, Comunicado da Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior do Ministério da Educação (SERES/MEC) e PARECER NORMATIVO Nº 13, DE 28 DE MAIO DE 2020, da UFPel.

Parecer_Nornativo_n__12_de_28.05.2020___SEI_23110.013013_2020_59

Portaria 343 MEC_DOU