Shadow

Publicações

1. Este foi o primeiro material produzido a fim de divulgarmos abertamente o  protocolo da Coorte Pampa. Ele está disponível em preprint e nele explicamos a metodologia utilizada e como todo o trabalho foi desenvolvido.

Para saber os detalhes clique aqui.

 

2. Neste próximo artigo tivemos como objetivo compartilhar nossa experiência de recrutamento de participantes através das redes sociais para o nosso estudo.

Para saber dos detalhes das estratégias que utilizamos nas redes sociais clique aqui.

3. Dando sequência a apresentação dos estudos publicados com os dados da primeira coleta da Coorte PAMPA (junho-julho de 2020) apresentamos o estudo sobre doenças crônicas. Nesse artigo o objetivo foi identificar o impacto do distanciamento social no manejo das doenças crônicas não-transmissíveis (DCNT) na população adulta do estado do Rio Grande do Sul.

🧩Para saber os resultados e todos os detalhes desse estudo, clique aqui.

4. Neste artigo o objetivo deste artigo foi comparar a prevalência de sintomas de depressão e ansiedade antes e durante a pandemia e identificar fatores associados a sintomas de saúde mental agravados.

Para saber mais sobre os achados clica nesse link e aproveite a leitura.

5. Mais um artigo científico publicado pela equipe da Coorte PAMPA. Nele tivemos o objetivo de examinar se a atividade física durante as restrições de distanciamento social poderia reduzir o risco de declínio subjetivo da memória em adultos.

Clique aqui para saber mais sobre os resultados.

6. Neste manuscrito comparamos a prevalência de depressão e sintomas de ansiedade antes e durante a pandemia para identificar fatores associados a sintomas de saúde mental agravados.

Acesse o artigo clicando aqui.

7. O sétimo artigo publicado com dados da Coorte PAMPA investigou o impacto do distanciamento social no manejo de doenças não transmissíveis na população adulta do estado do Rio Grande do Sul, sul do Brasil.

Acesse o artigo clicando aqui!

 

8. A atividade física tem impacto positivo na saúde mental. Nesse próximo artigo científico, também já publicado o objetivo foi examinar a associação longitudinal entre a prática de atividade física e a incidência de depressão em adultos no sul do Brasil durante a pandemia de COVID-19. Acesse o artigo clicando neste link.

9. Também investigamos sobre a  associação da duração do sono e do uso de medicamentos para dormir com multimorbidade com base na população da Coorte PAMPA. Clique aqui para acessar a publicação.

10.  Começamos 2022 com frutos do estudo. Nesse artigo verificamos a trajetória de atividade física nos primeiros 10 meses da pandemia de COVID-19 no sul do Brasil, sendo este um estudo de acompanhamento. Leia os achados clicando neste link.

11. Monitorar indicadores de saúde mental é um dos pilares da Coorte PAMPA. Nesta outra publicação da equipe de pesquisa examinamos as mudanças nos sintomas de depressão e ansiedade entre adultos brasileiros com mais de 10 meses da pandemia de COVID-19.

12. Neste estudo avaliamos a incidência de multimorbidade e seus fatores associados entre adultos que vivem no estado de Rio Grande do Sul, Brasil. Confira os resultados clicando aqui.

13. Confira os achados sobre o impacto da pandemia de COVID-19 em um estado do sul do Brasil, da coorte PAMPA. Clicando neste link.

14. Na Coorte PAMPA, também investigamos sobre dor lombar. Os resultados sobre o  impacto de curto prazo da pandemia de COVID-19 na dor lombar estão documentados, confira clicando aqui.

15. Esta publicação é de 2023, na qual verificamos a incidência de queixas de memória durante a pandemia de COVID-19 no sul do Brasil com dados da coorte PAMPA. Acesse os achados clicando aqui.