1. Este foi o primeiro material produzido a fim de divulgarmos abertamente o protocolo da Coorte Pampa. Ele está disponível em preprint e nele explicamos a metodologia utilizada e como todo o trabalho foi desenvolvido.
Para saber os detalhes clique aqui.
2. Neste próximo artigo tivemos como objetivo compartilhar nossa experiência de recrutamento de participantes através das redes sociais para o nosso estudo.
Para saber dos detalhes das estratégias que utilizamos nas redes sociais clique aqui.
3. Dando sequência a apresentação dos estudos publicados com os dados da primeira coleta da Coorte PAMPA (junho-julho de 2020) apresentamos o estudo sobre doenças crônicas. Nesse artigo o objetivo foi identificar o impacto do distanciamento social no manejo das doenças crônicas não-transmissíveis (DCNT) na população adulta do estado do Rio Grande do Sul.
🧩Para saber os resultados e todos os detalhes desse estudo, clique aqui.
4. Neste artigo o objetivo deste artigo foi comparar a prevalência de sintomas de depressão e ansiedade antes e durante a pandemia e identificar fatores associados a sintomas de saúde mental agravados.
Para saber mais sobre os achados clica nesse link e aproveite a leitura.
5. Mais um artigo científico publicado pela equipe da Coorte PAMPA. Nele tivemos o objetivo de examinar se a atividade física durante as restrições de distanciamento social poderia reduzir o risco de declínio subjetivo da memória em adultos.
Clique aqui para saber mais sobre os resultados.
6. Neste manuscrito comparamos a prevalência de depressão e sintomas de ansiedade antes e durante a pandemia para identificar fatores associados a sintomas de saúde mental agravados.
Acesse o artigo clicando aqui.
7. O sétimo artigo publicado com dados da Coorte PAMPA investigou o impacto do distanciamento social no manejo de doenças não transmissíveis na população adulta do estado do Rio Grande do Sul, sul do Brasil.
Acesse o artigo clicando aqui!
8. A atividade física tem impacto positivo na saúde mental. Nesse próximo artigo científico, também já publicado o objetivo foi examinar a associação longitudinal entre a prática de atividade física e a incidência de depressão em adultos no sul do Brasil durante a pandemia de COVID-19. Acesse o artigo clicando neste link.
9. Também investigamos sobre a associação da duração do sono e do uso de medicamentos para dormir com multimorbidade com base na população da Coorte PAMPA. Clique aqui para acessar a publicação.
10. Começamos 2022 com frutos do estudo. Nesse artigo verificamos a trajetória de atividade física nos primeiros 10 meses da pandemia de COVID-19 no sul do Brasil, sendo este um estudo de acompanhamento. Leia os achados clicando neste link.
11. Monitorar indicadores de saúde mental é um dos pilares da Coorte PAMPA. Nesta outra publicação da equipe de pesquisa examinamos as mudanças nos sintomas de depressão e ansiedade entre adultos brasileiros com mais de 10 meses da pandemia de COVID-19.
12. Neste estudo avaliamos a incidência de multimorbidade e seus fatores associados entre adultos que vivem no estado de Rio Grande do Sul, Brasil. Confira os resultados clicando aqui.
13. Confira os achados sobre o impacto da pandemia de COVID-19 em um estado do sul do Brasil, da coorte PAMPA. Clicando neste link.
14. Na Coorte PAMPA, também investigamos sobre dor lombar. Os resultados sobre o impacto de curto prazo da pandemia de COVID-19 na dor lombar estão documentados, confira clicando aqui.
15. Esta publicação é de 2023, na qual verificamos a incidência de queixas de memória durante a pandemia de COVID-19 no sul do Brasil com dados da coorte PAMPA. Acesse os achados clicando aqui.