Conferências

Giulia Fuzinatto

24/09 – 14h
Giulia Fusinato

Pós graduação e o mercado do UX/UI design na Itália

Clique aqui para assistir

Biografia:
Giulia Fusinato, 24 anos, é bacharel em design digital pela UFPEL (2019) e master em design de Interação pela Domus Academy (2021) em Milão. Teve experiência de trabalho como UX/UI designer no Brasil, Bélgica e hoje trabalha como Business Process Delivery Analyst na empresa Accenture na Itália.


Gustavo Piqueira

27/09 – 19h
Gustavo Piqueira

Limites da Linguagem

Clique aqui para assistir

Na busca por expandir o olhar do designer para além dos restritos territórios habitualmente acessados pela atividade, Gustavo Piqueira irá mostrar alguns dos projetos em que se utiliza da linguagem visual como elemento de articulação narrativa, como a narrativa-metamorfose “Bibi”; “De Novo” e “O”, dois exercícios de desconstrução da forma do livro; o radical experimento literário-postal-urbano “Valfrido?”; o conjunto narrativo de jantar “Lululux”; os quadrinhos experimentais “Domex” e “Ar Condicionado”, além de alguns outros projetos que vêm desenvolvendo para testar quais as suas possibilidade de atuação como designer gráfico para além das demandas do chamado “mercado”.

Biografia:
Gustavo Piqueira é designer, ilustrador, pesquisador e escritor, com mais de 40 livros publicados nos quais mistura livremente texto e imagem, ficção e não ficção, design, história e tudo mais que encontrar pelo caminho. Seus textos e ilustrações já receberam prêmios diversos e, à frente de sua Casa Rex, é um dos mais premiados designers gráficos do Brasil, com mais de 500 prêmios recebidos.


Arthur Theil

04/10 – 17h
Arthur Theil

Design de interação tátil e tangível: minha experiência com a população surdocega

Clique aqui para assistir

Biografia:
Professor do Departamento de Mídias Digitais na Birmingham City University (Inglaterra), onde leciona UX Design e Design Centrado no Usuário. Realizou Pós-Doutorado em Design de Interação Tangível na Universidade de Offenburg (Alemanha) e Doutorado em Interação Humano-Computador na Universidade de Reading (Inglaterra). Possui especialização em Design de Experiência pela Central Saint Martins (Inglaterra) e graduação em Design Digital pelo Centro de Artes da Universidade Federal de Pelotas. As suas atividades de pesquisa exploram o uso do design de interação tangível e inteligência artificial para promover acessibilidade física e digital. Suas áreas de interesse envolvem design sensorial, inclusivo e adaptável.


15/10 – 18h
Lanna Collares

Deep involvement: carreira é caminho

Clique aqui para assistir

Biografia:
Lanna Collares é egressa do curso de Design Gráfico da UFPEL e atualmente é Diretora de Operações na Ogilvy Uruguai, sócia da Herself Latam, MBA em Marketing e organizadora do livro Aquelas Cartas. Passou pelas agências W3haus, 3yz e Paim.