Lançamento da exposição III DESLOCC – Paisagens a domicílio

Na próxima sexta (27), o canal Conexão Arte transmite a live de lançamento da exposição III Deslocc – paisagens a domicílio, que reúne imagens e vídeos dos integrantes do Grupo de Pesquisa Deslocamentos, Observâncias e Cartografias Contemporâneas – DESLOCC (CNPQ/UFPel) e de participantes da disciplina Paisagens cotidianas e dispositivos de compartilhamento, ministrada no Mestrado em Artes Visuais da UFPel, no segundo semestre de 2020.

Os trabalhos foram incitados pela atenção aos modos de existir pela arte e na vida durante a pandemia, provocada pelo COVID-19, momento em que nos encontrávamos em grave crise sanitária no Brasil, ainda hoje e talvez nos próximos anos. Assim, recorremos aos cuidados da arte para que pudéssemos viver com saúde mental. E, na casa, nas janelas dos dispositivos digitais compartilhamos imagens e saberes, dialogamos sobre a arte, sob o tema da paisagem, o cotidiano e sobre as concepções de espaço de maneira ampla e atual.

A partir da trajetória artística dos 27 participantes foram endereçadas as imagens do cotidiano, desde ‘a e em’ cada casa, perto, na mesma cidade, em Pelotas, no sul e longe, em São Paulo, no Paraná, em outras cidades. O link da plataforma digital que acolhe a exposição será compartilhada no dia 27 de agosto às 19h30min durante a live dos organizadores da exposição: Duda Gonçalves (artista visual, professora dos cursos de artes visuais do Centro de Artes, coordenadora do PPG Mestrado em Artes Visuais da UFPel, líder do Deslocc, Adriane Corrêa, mestre artes visuais UFPel, Everton Leite, mestrando artes visuais UFPEL Bolsista CAPES, Barbara Calixto , bolsista IC PIBIPAF/UFPel, Matheus Guilherme, mestrando artes visuais UFPel, Pedro Parente, mestrando artes visuais UFPel, Bolsista CAPES, Rafael de Souza, Bolsista IC FAPERGS/UFPel, Tatiana Duarte, mestre artes visuais UFPel. Apoio: PPGAVI – Programa de Pós-graduação / Mestrado Artes Visuais da UFPel, FAPERGS, CAPES.

ABERTURA EXPOSIÇÃO III DESLOCC – PAISAGENS A DOMICÍLIO /// AGO 27, 2021 – 19h30 BRT

Adriane Corrêa /// Everton Leite /// Barbara Calixto /// Matheus Guilherme /// Pedro Parente /// Rafael de Souza /// Tatiana Duarte Mediação: Profa. Dra. Eduarda Gonçalves (PPGAVI/CA/UFPel)
Publicado em Live, Notícias, Pesquisa.