4 coisas que sua empresa precisa saber sobre o futuro da inovação

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As novas tecnologias têm levado empresas a alterarem bruscamente seus modelos de negócio. Há uma razão. Elas precisam se adaptar às tendências do mercado. Mas como essas mudanças impactarão o futuro das empresas como conhecemos hoje e o que um empreendedor deve saber para acompanhar essas inovações?

Ellen Kiss, do Banco Itaú, Fábio da Costa, da operadora TIM, Luis Cassinelli da Braskem, e Luiz Serafim, da 3M, se reuniram em São Paulo na Conferência Rethink Business para debater os impactos do futuro da inovação no dia a dia das empresas. Além de fazer uma análise, eles também contaram como os empreendedores agir para ter uma cultura empreendedora:

1. Empatia é essencial

A colaboração entre diferentes empresas é necessário para inovar. “As empresas estão aprendendo a criar uma melhor relação entre fornecedor e fabricante, ou entre grande empresa e startup”, afirma Serafim. Ellen acredita que a empatia entre áreas distintas dentro da empresa também é fundamental. “São essas associações que irão trazer soluções disruptivas. No Itaú instituímos espaços onde crachás não existem e hierarquias são quebradas. São ambientes fundamentais para desenvolver novas ideias”, afirma.

2. É necessário antecipar as necessidades do público

Segundo Ellen, o caminho para consolidar-se como uma empresa bem sucedida é antecipar o desejo das pessoas. “Nosso trabalho, como departamento de inovação, é sempre antecipar, entendendo que uma inovação só é boa pra gente se for boa para o cliente. O segredo é desenvolver maneiras de integrar o que o usuário deseja e o que a empresa pode oferecer. Empresas de sucesso têm modelo de negócio focado nessa preocupação”, diz.

3. Serviços sobre demanda

Da Costa ressalta que cada vez mais os consumidores gostam, atualmente, de serviços feitos sob demanda. “É importante que a empresa coloque o maior número de produtos ou serviços no mercado, para encontrar diferentes padrões de consumo e assim encontrar a maneira de customizar seu negócio.

As pessoas se comportam de maneira diferente, e se ao longo do tempo a empresa conseguir metrificar esse comportamento e analisar de maneira coerente, você consegue encontrar valor nessa customização. Hoje os consumidores estão deixando de assinar planos de TV a cabo, por exemplo, para assistir apenas às séries que têm interesse. Isso é uma tendência em todas as áreas”, diz.

4. A indústria vai mudar, e muito

Para Cassinelli, alguns dos setores que mais movimentam recursos ao redor do mundo devem sofrer grandes transformações nos próximos ano; e, obviamente, as empresas devem estar preparadas para encarar essas mudanças. “Tecnologias como a impressão 3D irão revolucionar algumas indústrias, como a de brinquedos.

Haverá uma quebra na ansiedade de ter alguns produtos novos, pois você vai poder imprimi-los a qualquer momento. Além disso, surgirá uma nova linha de produtos renováveis que permitam uma redução gradual da utilização de petróleo. Será um processo demorado, mas muito importante”, afirma.

Fonte: PEGN

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