Ter sucesso em um negócio depende de vários fatores, incluindo uma boa ideia. Muitos empreendedores acreditam que a partir disso é possível determinar se a empresa terá sucesso ou não.
Não é bem assim. O sucesso e a sustentabilidade de um negócio dependem de inúmeras variáveis. A ideia é apenas uma destas variáveis e pode, inclusive, mudar com o tempo. Muitas empresas começaram a atuar em um nicho de mercado e hoje estão em áreas diferentes. É preciso ter em mente que a primeira ideia para um novo negócio nem sempre será executada da maneira como foi concebida. Também é preciso levar em consideração que ideias que deram certo no passado podem não funcionar no futuro.
Projetos que tinham tudo pra dar certo podem ser um fiasco. Quem não se lembra da Cherry Coke, que foi lançada com grande investimento em publicidade e propaganda e tirada do mercado pouco tempo depois? E existem as ideias que foram derrubadas pelos experts e se transformaram em um grande sucesso. Um exemplo disto é a famosa frase: “Creio que no mundo inteiro talvez haja lugar para uns cinco computadores no mercado”, de Thomas Watson, presidente da IBM. Hoje os computadores em todos os seus formatos fazem parte do dia-a-dia de todos.
Existe uma distância muito grande entre uma grande ideia e um produto vendável. Para diminuir a distância entre o idealizado e o concretizado é preciso seguir algumas dicas:
1 – Faça uma pesquisa de mercado específica
Procure na internet pelas patentes já existentes e por informações confiáveis para confirmar se há mercado para a sua ideia. O fato de um pequeno grupo aprovar a ideia não significa muito. É preciso averiguar se existe uma massa de consumidores disposta a usar o seu produto ou serviço.
2 – Confirme se a ideia é tecnicamente viável
Algumas ideias estão mais próximas dos sonhos do que dos produtos. As coisas geralmente são mais difíceis do que parecem e o empreendedor precisa ter evidências de que o projeto é viável tecnicamente antes de entrar no plano de negócios.
3 – Apresente um resumo eficaz
Em um primeiro momento, o empreendedor deve fazer um sumário executivo de poucas páginas ou uma apresentação com até 10 telas. Esse processo torna mais fácil a visualização de todo o contexto e serve como um teste para a avaliação da ideia antes de todo o esforço de um plano detalhado.
4 – Faça projeções financeiras para cinco anos
Esta é a parte mais difícil para a maioria das pessoas, pois obriga o empreendedor a analisar custos reais, preços e entrega de resultados. Mas são esses elementos que realmente fazem o negócio. Sem essa averiguação não é possível avaliar o potencial de sucesso.
5 – Comece a busca pelos recursos mais importantes
Nesta fase, está incluída a contratação da equipe, busca de capital para os primeiros meses e a escolha das tecnologias e dos fornecedores. Outros elementos importantes são o nome da empresa, as licenças necessárias, locação, conselheiros e processos a usar na operação.
Fonte: Exame