Dicas para Começar a Empreender

maxresdefault

Novembro foi o mês do empreendedorismo e disso o Brasil entende. De acordo com a pesquisa da Global Enterpreneurship Monitor, feita pelo Sebrae e pelo Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade, o país é o primeiro no ranking mundial da área. Três em cada dez brasileiros adultos, entre 18 e 64 anos, possuem uma empresa ou estão envolvidos com a criação de um negócio próprio.

Pensando nisso, resolvemos dar algumas dicas para você começar a pôr em prática aquela sua idéia inovadora gastando pouco.

Pesquise sobre o mercado
Comece com uma visão geral da área escolhida e aprofunde-se no assunto escolhido, isso vai lhe ajudar até na hora da contratação. Ah, e não esqueça de que conhecer e entender a concorrência é fundamental na hora de começar o seu próprio negócio.

Busque conhecimento
Invista em cursos sobre empreendedorismo, gestão, inovação e, claro, sobre assuntos relacionados ao seu negócio.  Mantenha-se informado e não hesite em perguntar!

Elabore um cronograma
Estabelecer metas de curto, médio e longo prazo é um recurso eficiente para manter seus objetivos sempre em dia.

Adote um home office ou um espaço de coworking
A escolha depende muito do que você deseja empreender e das suas necessidades diárias. A conectar, por exemplo, aposta em dois tipos de pré-incubação para ajudá-lo a desenvolver e amadurecer o seu negócio. Como residente a empresa é germinada dentro da própria Instituição, mas em ambos os casos são disponibilizadas consultorias e acesso às salas de reunião ou ao espaço de coworking.

Invista no marketing digital
Esse recurso é essencial em qualquer plano de negócio, mas é ainda mais importante para novos projetos. O meio digital é mais eficiente, rápido e traz ferramentas bem elaboradas de feedback e divulgação. Uma boa participação nas redes sociais pode definir os rumos da sua empresa.

Publicado em Notícias.