A cooperação bilateral em ciência, tecnologia e inovação foi o tema da audiência entre o secretário adjunto da Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Renato de Oliveira, e os representantes da Embaixada da República Popular da China no Brasil, conselheiro Mo Hongjun e secretário Wang Lei, na última quinta-feira (05/11), na Sdect. Hongjun manifestou interesse em conhecer a experiência de gestão dos parques científicos gaúchos para possível efetivação de projetos conjuntos nesse segmento.
Na oportunidade, o secretário adjunto da Sdect apresentou as vantagens de investimento no RS. “ Energia, complexo de saúde, indústria automotivo, eletrônica, indústria oceânica e polo naval são algumas áreas consideradas estratégicas para investir no Estado gaúcho”, informou Oliveira. Também expôs sobre o Programa Gaúcho de Parques Científicos e Tecnológicos, o qual conta com 12 parques credenciados.
O objetivo da visita das autoridades chinesas ao Rio Grande do Sul é de verificar as possibilidades de implementar o memorando de entendimento entre os ministérios de Ciência e Tecnologia do Brasil e da China, assinado em 19 de junho de 2015. Dentro desse propósito, ainda visitaram o Tecnopuc; a Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Desenvolvimento da Puc/RS; o Departamento de Engenharia de Produção e Transportes da Ufgrs e o Parque Científico e Tecnológico da Ufrgs. Também tiveram encontro com professores da Universidade de Caxias do Sul.