Empresa de Pelotas é Destaque no Prêmio Pesquisador Gaúcho 2015

NT_20151022114600_cod1276

A Yller Biomateriais, de Pelotas, foi destaque nessa terça-feira (20) durante a entrega do Prêmio Pesquisador Gaúcho 2015, promovido pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (FAPERGS). Sócia fundadora da empresa, a pesquisadora Aline de Oliveira Ogliari recebeu a honraria na categoria Pesquisador na Empresa em reconhecimento ao trabalho de desenvolvimento de materiais odontológicos inovadores.
A Yller é uma das 50 selecionadas no programa TECNOVA-RS, que investe R$ 25 milhões em micro e pequenas empresas do Estado. Convênio entre a FINEP, FAPERGS, FIERGS/Instituto Euvaldo Lodi e CEEE, o edital incentiva a geração de inovação para desenvolver a economia. Os recursos variam entre R$ 200 mil e R$ 667 mil por projeto.

Desde a fundação em 2012, a Yller obteve 34 produtos registrados na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) – outros 16 estão em fase de avaliação. Em parceria com a Angelus AS (PR), produz o 3D Silicone (que molda cópias precisas da estrutura dental), único da categoria fabricado no Brasil. “Os concorrentes do mercado brasileiro compram de fornecedores internacionais, tornando o preço menos acessivo”, garante Aline.

Atualmente, Aline trabalha no desenvolvimento de um adesivo odontológico bioativo para o tratamento de cáries. O material tem capacidade de eliminar as bactérias, promovendo a remineralização do tecido comprometido e reduzindo as chances de nova infecção. O projeto recebeu R$ 304 mil do Tecnova-RS para geração de inovação na área de saúde avançada e medicamentos.

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Odontologia da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), a pesquisadora também publicou 15 artigos científicos internacionais, avaliando produtos comerciais e experimentais, e apresentou trabalhos em congressos nacionais e internacionais.

Fonte: Fapergs

Publicado em Notícias.