Gaúchos vencem Copa do Mundo de Startups Universitárias

giovani_souza_eric_feddersen_easy_box

Os gaúchos Eric Feddersen, Giovani Souza e William Meier, da EasyBox, se sagraram campeões na Copa do Mundo de Startups Universitárias, que ocorreu em setembro, em Copenhague, na Dinamarca. A plataforma EasyBox – rede de aluguel de garagens que conecta motoristas aos donos das vagas -, desenvolvida em Porto Alegre, foi apontada como o melhor projeto do mundo na categoria mobile & web.

“Os organizadores destacaram como positivos o potencial do negócio, que pode crescer internacionalmente, o fato de estar ligado à economia colaborativa, e a qualidade do planejamento”, comemora Feddersen, diretor executivo e recém-formado em Relações Internacionais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Funcionando há poucos meses, a plataforma opera apenas na capital gaúcha. Mas, com o prêmio de cerca de R$ 17 mil e a conclusão da faculdade, o horizonte da empresa se amplia.

“Agora, fazemos parte do BizSpark, programa de apoio a startups da Microsoft. Além de podermos usar gratuitamente o pacote de serviços deles, vamos ter o auxílio de mentores das maiores empresas de tecnologia do mundo. Vamos aproveitar essa ajuda para transformar um projeto vencedor em uma startup de sucesso”, projeta Feddersen. Os próximos passos devem ser a criação de uma nova versão para o site, para garantir mais segurança para motoristas e donos de garagens, além de um aplicativo para dispositivos móveis. Depois disso, a expectativa é aumentar o número de vagas cadastradas e chegar a outras pontos do País.

“Temos um novo projeto montado. Provavelmente, vamos precisar da ajuda de mais um desenvolvedor, porque o projeto está ficando muito grande. Pretendemos ter um novo aplicativo web funcionando até março de 2016. O site atual é para testar a ideia. Temos como meta expandir para outras lugares, mas isso depende de como as coisas vão andar”, explica Giovani Souza, 25 anos, programador formado em Sistemas de Informação pelo UniRitter.

Dificuldades para viajar
Na seletiva brasileira, a EasyBox garantiu a única vaga destinada ao país. Contudo, devido à qualidade dos projetos, os organizadores optaram por levar outras duas startups daqui. Sem dinheiro para viajar à Europa, a EasyBox abriu uma vaquinha na internet, que atingiu apenas 6% dos R$ 20 mil necessários.

“Como havia muitos competidores de vários países com dificuldade para ir até a Dinamarca, a organização ajudou financiando parte das passagens e da hospedagem. Por outro lado, tiverem de reduzir a premiação”, explica Feddersen. Dos US$ 100 mil previstos, apenas US$ 50 mil foram divididos entre os vencedores em todas as categorias.

Fonte: G1

Publicado em Notícias.