Pesquisa aponta Brasil como destino de investimentos estrangeiros, apesar de alguns entraves ainda existirem

Em momento econômico delicado, o Brasil vem perdendo sistematicamente recursos vindos do exterior. A fuga de investidor do País se resume a três aspectos principais, segundo estudo feito pela consultoria internacional KPMG. A entidade aponta que problemas estruturais (69%), proteção da propriedade intelectual (51%) e complexidade das regulações (50%) são os principais desafios para as empresas que desejam investir no Brasil.

Ainda assim, o País segue como um dos principais destinos de investimento de companhias em expansão dentro dos mercados de alto crescimento (High Growth Markets ou HGM, na sigla em inglês), junto com China e Índia. Na sequência, aparecem México, Cingapura e Coreia do Sul.

As dificuldades encontradas no Brasil, porém, não aparecem somente aqui. A pesquisa mostra que os outros países estudados apresentam, por exemplo, elevado percentual de contestação em relação à falta de clareza das regulamentações (56%), sendo o principal desafio apontado. A infraestrutura também foi citada por 52% dos investidores entrevistados, seguido por proteção da PI (43%). Suborno e corrupção (36%) e a influência do governo e a segurança jurídica (33%) também foram elencadas pelos entrevistados.

» Fonte

Publicado em Notícias.