Projetos de Pesquisa


CoordenadorTítuloResumo
DANIEL LENA MARCHIORI NETODIREITOS HUMANOS E DEMOCRACIA: UMA DIFÍCIL RELAÇÃOEste projeto propõe uma agenda de pesquisa com foco na análise da tensão entre “democracia” e “direitos fundamentais" e o reflexo desta dicotomia nas teorias da democracia e no pensamento político e econômico contemporâneos. Há duas linhas a serem abordadas. Primeiro, busca revisitar diferentes concepções de democracia (liberal, conservadora, republicana, procedimentalista e radical), avaliando os riscos e desafios que os regimes democráticos enfrentam na atualidade, bem como as estratégias de resistência ao retrocesso democrático. Em segundo lugar, explora questões do constitucionalismo popular, do neoliberalismo, da teoria da dependência e do novo desenvolvimentismo, avaliando as dificuldades de efetivação dos direitos sociais no Brasil.
LUCIANO VAZ FERREIRANOVASTRA – NOVOS ATORES INTERNACIONAIS DA INDÚSTRIA ESPACIALO projeto propõe uma agenda de pesquisa com foco nos novos atores na indústria espacial global e a possibilidades de relações cooperativas e comerciais envolvendo este setor. O objetivo é estabelecer um estudo comparativo, de maneira a avaliar quais os desafios enfrentados e as iniciativas positivas experimentadas pelas novas potências espaciais e empresas transnacionais que operam no segmento espacial. Serão também mapeados os programas de cooperação na área espacial, de modo a identificar possíveis sinergias que podem ser exploradas em relações comerciais bilaterais e multilaterais. A pesquisa será constituída como um estudo de caso múltiplo, por meio de uma análise documental e revisão de literatura. Os resultados serão publicados em revistas científicas.
LUCIANO VAZ FERREIRAINFRACIBER – POLÍTICAS DE CIBERSEGURANÇA PARA INFRAESTRUTURAS CRÍTICAS NO BRASILO projeto propõe uma agenda de pesquisa com foco nos impactos socioeconômicos das políticas de segurança cibernética para infraestrutura crítica no contexto brasileiro. Para isso, será conduzida uma série de ações de pesquisa que possam contemplar a análise do objeto. O objetivo é estabelecer um estudo comparativo entre a realidade brasileira e as iniciativas de outros países. A pesquisa será constituída como um estudo de caso múltiplo, por meio de uma análise documental e revisão de literatura. Os resultados serão publicados em revistas científicas.