Projetos de Ensino

CoordenadorTítuloResumo
DANIEL LENA MARCHIORI NETOCOMEX TALKCOMEX TALK é um projeto de ensino que tem por finalidade a organização de ciclos de palestras e cursos de curta duração na área de Comércio Exterior, com destaque para o mercado de trabalho e temas relacionados à política comercial, negociação internacional e estudos estratégicos. Priorizando a participação de palestrantes externos à universidade, as atividades terão o objetivo de fortalecer o ciclo de ensino-aprendizagem entre profissionais e alunos, através de um espaço de troca de experiências.
DANIEL LENA MARCHIORI NETOEnsinando Direito para não juristasO projeto "Ensinando Direito para não juristas" visa a aprimorar o ensino jurídico no Curso de Comércio Exterior da UFPel, reconhecendo a importância do conhecimento legal para o analista de comércio exterior. Para atingir esse objetivo, serão empregadas duas metodologias de ensino: o desenvolvimento de jogos didáticos e a prática de debates-simulados. Os jogos didáticos proporcionarão uma abordagem prática e lúdica para a compreensão de conceitos jurídicos, incentivando a participação ativa dos alunos. Já os debates-simulados permitirão a aplicação prática do conhecimento adquirido, promovendo a reflexão crítica e o desenvolvimento de habilidades argumentativas. Essas estratégias pedagógicas colaborarão para tornar o ensino do Direito mais acessível e relevante para os estudantes de Comércio Exterior, preparando-os para os desafios legais enfrentados no mercado profissional.
LUCIANO VAZ FERREIRA Grupo de Estudos sobre Gestão de Crises - GECRISO projeto propõe a criação de um Grupo de Estudos sobre Gestão de Crises (GECRIS). O objetivo é formar uma massa crítica capaz de discutir a gestão de crises (naturais, sociais e tecnológicas) e a prevenção de riscos no âmbito nacional e internacional. As ações relacionadas a este projeto incluem a criação de um grupo de estudos sobre gestão de crises e a publicação de um boletim periódico contendo notícias e pequenos ensaios elaborados pelos participantes.
PATRÍCIA SCHNEIDER SEVEROContabilidade, Finanças e Cenários Macroeconômicos em DebateA proposta deste projeto de ensino é de proporcionar a interação entre a Universidade e palestrantes advindos de diversas instituições públicas e/ou privadas, através da promoção de palestras e rodas de conversa presenciais a serem realizadas no auditório no Campus Anglo da UFPEL, de forma a gerar debate interdisciplinar junto às (aos) discentes, técnicos e docentes do Centro de Ciências Sócio-Organizacionais, especialmente com temáticas relacionadas às áreas de Contabilidade, Finanças e Cenários Macroeconômicos. Com isso, busca-se, ainda, complementar a teoria através de abordagem prática e aplicada e estimular ações de ensino e de aprendizagem que vão além da sala de aula.