Projetos de Ensino


CoordenadorTítuloResumo
DANIEL LENA MARCHIORI NETOCOMEX TALKCOMEX TALK é um projeto de ensino que tem por finalidade a organização de ciclos de palestras e cursos de curta duração na área de Comércio Exterior, com destaque para o mercado de trabalho e temas relacionados à política comercial, negociação internacional e estudos estratégicos. Priorizando a participação de palestrantes externos à universidade, as atividades terão o objetivo de fortalecer o ciclo de ensino-aprendizagem entre profissionais e alunos, através de um espaço de troca de experiências.
DANIEL LENA MARCHIORI NETOEnsinando Direito para não juristasO projeto "Ensinando Direito para não juristas" visa a aprimorar o ensino jurídico no Curso de Comércio Exterior da UFPel, reconhecendo a importância do conhecimento legal para o analista de comércio exterior. Para atingir esse objetivo, serão empregadas duas metodologias de ensino: o desenvolvimento de jogos didáticos e a prática de debates-simulados. Os jogos didáticos proporcionarão uma abordagem prática e lúdica para a compreensão de conceitos jurídicos, incentivando a participação ativa dos alunos. Já os debates-simulados permitirão a aplicação prática do conhecimento adquirido, promovendo a reflexão crítica e o desenvolvimento de habilidades argumentativas. Essas estratégias pedagógicas colaborarão para tornar o ensino do Direito mais acessível e relevante para os estudantes de Comércio Exterior, preparando-os para os desafios legais enfrentados no mercado profissional.
DANIEL LENA MARCHIORI NETOProjeto de Permanência e Qualidade Acadêmica do Curso de Comércio ExteriorO Projeto de Permanência e Qualidade Acadêmica do Curso de Comércio Exterior da UFPel é uma iniciativa estratégica voltada para superar os desafios decorrentes da consolidação do curso, o mais recente da instituição. Desde sua implementação, o curso tem enfrentado obstáculos significativos, como o reduzido número de ingressantes e as altas taxas de evasão, fatores que impactam diretamente a estabilidade e a qualidade da formação oferecida. Para enfrentar esses desafios, o projeto atuará em duas frentes principais. A primeira consiste em realizar um diagnóstico qualitativo detalhado das principais dificuldades enfrentadas pelos estudantes, abrangendo não apenas questões acadêmicas, mas também aspectos socioeconômicos e de integração ao ambiente universitário. Esse levantamento permitirá identificar os pontos críticos que contribuem para a evasão e a desmotivação dos discentes. A segunda envolve a elaboração e implementação de estratégias de acolhimento e permanência, com o objetivo de criar um ambiente universitário mais inclusivo, motivador e propício ao sucesso acadêmico. Entre as ações planejadas, destacam-se oficinas de leitura e interpretação de textos e rodas de conversa com os estudantes.
KELLY FABIANE DE FARIAS SIMÕES ARPINOECONOMIA BRASILEIRA E COMÉRCIO EXTERIOREm análise na Comissão interdisciplinar de projetos
Este projeto de ensino propõe a criação de oficinas sobre a economia Brasileira desde sua formação como nação até os dias de hoje dando ênfase as atuações do Brasil no comercio exterior via suas atividades exportadoras, importadoras e industrialização.
LUCIANO VAZ FERREIRA Grupo de Estudos sobre Gestão de Crises - GECRISO projeto propõe a criação de um Grupo de Estudos sobre Gestão de Crises (GECRIS). O objetivo é formar uma massa crítica capaz de discutir a gestão de crises (naturais, sociais e tecnológicas) e a prevenção de riscos no âmbito nacional e internacional. As ações relacionadas a este projeto incluem a criação de um grupo de estudos sobre gestão de crises e a publicação de um boletim periódico contendo notícias e pequenos ensaios elaborados pelos participantes.
PATRÍCIA SCHNEIDER SEVEROContabilidade, Finanças e Cenários Macroeconômicos em DebateA proposta deste projeto de ensino é de proporcionar a interação entre a Universidade e palestrantes advindos de diversas instituições públicas e/ou privadas, através da promoção de palestras e rodas de conversa presenciais a serem realizadas no auditório no Campus Anglo da UFPEL, de forma a gerar debate interdisciplinar junto às (aos) discentes, técnicos e docentes do Centro de Ciências Sócio-Organizacionais, especialmente com temáticas relacionadas às áreas de Contabilidade, Finanças e Cenários Macroeconômicos. Com isso, busca-se, ainda, complementar a teoria através de abordagem prática e aplicada e estimular ações de ensino e de aprendizagem que vão além da sala de aula.