Alunos de Comércio Exterior realizam visita técnica ao município de Arroio Grande/RS

Na tarde da última quarta-feira, 29 de novembro, estudantes dos Cursos de Comércio Exterior e Gestão Pública da UFPel participaram de uma visita técnica ao município de Arroio Grande/RS. Esta atividade está prevista no conteúdo programático das disciplinas de Contabilidade no Setor Público e Contabilidade Gerencial, ministradas pela professora Patrícia Severo, e de Gestão de Projetos no Setor Público, ministrada pela professora Mari Fagundes.

Durante a visita, a equipe foi recepcionada pela secretária de cultura de Arroio Grande, Anelize Carriconde, que apresentou o Centro de Cultura Basílio Conceição. Além disso, destacou-se ao compartilhar três obras significativas publicadas no município: a Revista Memórias e Lembranças da Vó Vigica, Ela é Onilé e Ao Avesso da Tristeza Vai a Negra Serafina.

Posteriormente, em uma sessão informativa, Anelize, acompanhada por Maria Claudia Silveira Madruga, contadora, Josimar Botelho Rodrigues, chefe do setor de licitações, e Gilson Reyes Botelho, gestor financeiro do Regime Próprio de Previdência Social, abordou questões essenciais relacionadas à contabilidade e dinâmica financeira na gestão pública. Temas como Plano Plurianual (PPA), orçamento, emendas impositivas, editais, convênios, licitações e fundo de cultura foram discutidos, proporcionando debates valiosos.

As professoras Patrícia e Mari enfatizam a importância da interação entre a Universidade e a comunidade, ressaltando o valor de oportunidades como essa para promover aprendizado e intercâmbio, além de impulsionar o desenvolvimento de projetos e parcerias.

Professora Patrícia Severo e estudantes de Gestão Pública e Comércio Exterior em saída para visita técnica.

Anelize Carriconde, secretária de Cultura de Arroio Grande, apresentando obras produzidas no município.

“Memórias e Lembranças da Vó Vigica”, “Ela é Onilé” e “Ao Avesso da Tristeza Vai a Negra Serafina”

Estudantes de Gestão Pública e de Comércio Exterior em visita técnica

Anelize Carriconde e as professoras Patrícia Severo e Mari Fagundes