Nesta quarta-feira, 21 de outubro, o professor Luciano Vaz Ferreira, do curso de Comércio Exterior da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), participou como palestrante da Global Disinformation Conference – Kharkiv 2026, conferência científica internacional realizada de forma online a partir de Kharkiv, na Ucrânia. Com o tema “The Information Society Facing the Challenges of Disinformation: Social Mechanisms of Counteraction”, o evento foi organizado pela ONG Gwara Media, pela Universidade Nacional V. N. Karazin de Kharkiv, pela Universidade Nacional de Economia Simon Kuznets de Kharkiv e pela Associação Sociológica da Ucrânia.
O professor integrou a seção temática “Manipulative Campaigns Around Current Global Issues”, moderada pela professora Nataliya Vinnykova, chefe do Departamento de Relações Internacionais da Universidade Nacional V. N. Karazin, e por Serhii Prokopenko, editor-chefe da Gwara Media. Doutor em Estudos Estratégicos Internacionais, Luciano apresentou a palestra “Beyond Influence: Cognitive Warfare and the Limits of Nonintervention”, na qual discutiu como as operações de guerra cognitiva desafiam o princípio da não intervenção no Direito Internacional.
A mesa reuniu pesquisadores do Brasil e do México. Também participaram a cientista e ativista mexicana Elisa Schmelkes, cofundadora da Casa de Ucrania en México, que abordou a desinformação russa no México e na América Latina, e o antropólogo Claudio Cavalcante Junior, da Universidade Livre Ucraniana no Brasil, que tratou de narrativas pró-Rússia no contexto da polarização política brasileira.
Segundo a organização, a principal conclusão do debate foi que o enfrentamento eficaz da desinformação global exige ir além de proibições ou regulações rígidas. É necessário adaptar a checagem de fatos às línguas nativas, como o espanhol e o português, e aos contextos regionais, com forte cooperação entre acadêmicos, jornalistas e diplomatas. Os organizadores também agradeceram aos palestrantes latino-americanos, que participaram apesar da grande diferença de fuso horário, com atividades iniciando de madrugada.
Mais informações sobre o evento estão disponíveis no site da conferência: https://gwaramedia.com/en/gdc





