A Coordenação do Curso de Comércio Exterior da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) realizou, na última quinta-feira (17), uma live na plataforma WebConf para apresentar e esclarecer as regras de transição que acompanharão a implementação do novo Projeto Pedagógico do Curso (PPC). A atividade integrou o conjunto de ações de diálogo com a comunidade acadêmica que vem sendo desenvolvidas desde o início da revisão curricular, iniciada em 2024.
Na abertura, o coordenador e presidente do Núcleo Docente Estruturante (NDE), professor Daniel Marchiori, contextualizou o processo que levou à reformulação do PPC. Ele destacou que a revisão nasceu da necessidade de atualizar a formação acadêmica, incorporando sugestões de professores, técnicos-administrativos em educação e estudantes em reuniões, rodas de conversa e pesquisas. Segundo o professor, a atualização do documento também dialoga com recomendações apresentadas pelo Ministério da Educação, durante a avaliação in loco que atribuiu conceito máximo ao curso.
Em seguida, o professor apresentou o novo fluxograma do curso, detalhando avanços estruturais e pedagógicos. Entre os principais destaques estão a ampliação da formação em ciência política e economia, áreas consideradas fundamentais para a compreensão dos fenômenos globais, além da atualização das ementas e eliminação de conteúdos redundantes. Ele ressaltou que o novo PPC reorganiza de forma mais equilibrada as demandas de ensino, pesquisa e extensão, principalmente devido à criação das disciplinas Oficina de Extensão I e II, que passam a internalizar a prática extensionista na matriz curricular. Também foi enfatizado o aumento da carga horária destinada às atividades complementares, movimento que busca valorizar a participação dos estudantes em eventos e formações extracurriculares.
O ponto central da live foi a explicação sobre o modelo de transição entre o currículo antigo e o novo. O professor Daniel reforçou que o objetivo da coordenação é garantir clareza, segurança acadêmica e flexibilidade no percurso formativo dos estudantes. Conforme apresentado, o novo PPC valerá integralmente apenas para os alunos que ingressarem no semestre letivo 2026/1. Para os estudantes concluindo suas horas de extensão ainda em 2025/02, não haverá mudanças: eles permanecerão no currículo antigo até a integralização do curso. Já os demais serão migrados automaticamente para o novo currículo, mas com uma regra especial de transição. Nessa modalidade, nenhum aluno será obrigado a cursar as disciplinas de Oficina de Extensão I e II – podendo substituí-las por disciplinas optativas associadas a certificados de extensão, garantindo aproveitamento de estudos. A regra assegura, desta forma, que estudantes já engajados em projetos de extensão não sofram qualquer impacto, ao mesmo tempo em que cria alternativas importantes para quem ainda não concluiu ou não iniciou suas atividades extensionistas.
Durante a transmissão, houve espaço para perguntas e demonstrações práticas. O professor realizou simulações de casos reais, utilizando situações apresentadas pelos próprios alunos, a fim de mostrar passo a passo como funcionará o processo de equivalências e aproveitamentos. A iniciativa teve o objetivo de reforçar a transparência do processo e reduzir eventuais preocupações quanto à mudança curricular.
A gravação completa da live está disponível no link: https://bbbadm-balancer.ufpel.edu.br/playback/presentation/2.3/d1c5f107736072ca83a8d8b80e0480cc557312bd-1764262783740.





