Durante o mês de abril de 2025, o professor Luciano Vaz Ferreira, docente do curso de Comércio Exterior da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), atuou como pesquisador visitante na Jagiellonian University, em Cracóvia, Polônia. Fundada em 1364, a instituição é uma das mais renomadas da Europa Central e ocupa a primeira posição no ensino superior polonês. Entre seus ex-alunos ilustres, destacam-se Nicolau Copérnico e o Papa João Paulo II, além de contar com quatro laureados com o Prêmio Nobel.
A visita foi viabilizada por meio de uma bolsa concedida pelo Grupo Coimbra, consórcio internacional de universidades que mantém um programa voltado a pesquisadores latino-americanos de destaque. As atividades de pesquisa foram desenvolvidas no Center for International Studies and Development (CISAD), vinculado à Faculdade de Ciência Política e Relações Internacionais, sob supervisão do professor Błażej Sajduk. Durante o período, o professor Luciano teve acesso à biblioteca da Faculdade, reconhecida pela qualidade e amplitude de seu acervo.
Além da pesquisa, o professor ministrou três palestras com o título “Brazil as a Battlefield for Cyberpowers: the Case of 5G”, voltadas aos cursos de graduação em Relações Internacionais, Segurança Nacional e ao Mestrado em Estudos Internacionais. A apresentação abordou o papel do Brasil na disputa geopolítica entre Estados Unidos e China em torno da tecnologia 5G.
Um dos principais objetivos da visita foi o fortalecimento da cooperação acadêmica entre a UFPel, o curso de Comércio Exterior e a Jagiellonian University. Nessa direção, foi acordada a possibilidade de desenvolvimento de um projeto de pesquisa conjunto com o professor Błażej Sajduk. Também foram realizadas reuniões com o diretor da Faculdade, professor Piotr Bajor, e com o diretor do CISAD, professor Marcin Grabowski, para discutir oportunidades de intercâmbio entre docentes e discentes das duas instituições. A agenda incluiu, ainda, encontros com a professora Ana Wolny, diretora do Centro de Estudos Brasileiros, e com a professora Monika Sawicka, pesquisadora especializada em Brasil, para explorar possibilidades de futuras colaborações.
A participação do professor Luciano Vaz como pesquisador visitante reafirma o compromisso do curso de Comércio Exterior da UFPel com a excelência acadêmica e com a internacionalização, por meio do fortalecimento de redes de pesquisa e da atuação em instituições de referência no cenário global.

Palestra para o curso de graduação em Relações Internacionais

Palestra para o curso de graduação em Segurança Nacional

Frente ao prédio histórico da Jagiellonian University (Collegium Maius)

Dentro do Collegium Maius





