Professores do Curso de Comércio Exterior da UFPel participam de formação sobre Educação a Distância

Na tarde da última quinta-feira, 12 de março, professores do Curso de Comércio Exterior da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) participaram de uma formação promovida pelo Núcleo de Política de Educação a Distância (NUPED). O evento teve como objetivo apresentar os conceitos e princípios da Educação a Distância (EaD), além de discutir a implementação de componentes curriculares nessa modalidade no Projeto Pedagógico do Curso.

A abertura do evento contou com a presença da professora Rosaura Espírito Santo da Silva, Coordenadora da Universidade Aberta do Brasil (UAB) e da Coordenação de Políticas e Tecnologias para EaD (CPTED), do professor Christiano Martino Otero Avila, Coordenador Adjunto da UAB e Superintendente da Superintendência de Gestão de Tecnologia da Informação e Comunicação (SGTIC), e da professora Isabel Cristina Rosa Barros Rasia, Diretora do Centro de Ciências Sociais (CCSO).

Durante a abertura, os professores Rosaura e Christiano abordaram a visão estratégica da UFPel para o Ensino a Distância, destacando o crescimento dessa modalidade e a reestruturação administrativa que elevou o setor a uma Coordenação vinculada diretamente ao Gabinete da Vice-Reitoria. A professora Isabel Rasia ressaltou que o CCSO é uma unidade inovadora, onde todos os projetos pedagógicos dos cursos, mesmo presenciais, incluem carga horária de EaD. Ela também mencionou a aprovação de um curso de Especialização em Gestão Pública  totalmente EaD através da UAB.

A formação foi organizada em três momentos distintos, cada um com foco em aspectos específicos relacionados à educação a distância. No primeiro momento, o técnico-administrativo em educação Lincon Marques Barroco, chefe da Seção de Políticas Institucionais para EaD (SPIEAD), conduziu uma apresentação detalhada sobre os aspectos normativos que regem a modalidade de EaD. Ele abordou tanto a legislação federal quanto os regulamentos internos da UFPel, com ênfase nas diretrizes que tratam da carga horária permitida para atividades a distância nos cursos presenciais.

Lincon destacou a importância de estar atento às mudanças no cenário regulatório, especialmente com a expectativa de um novo marco regulatório para o ensino a distância no Brasil, previsto para ser definido até 10 de abril. Esse novo marco, segundo ele, poderá trazer alterações significativas nos parâmetros e nas exigências para a oferta de EaD, o que demandará ajustes e adaptações por parte da universidade. Ele reforçou a necessidade de os docentes e gestores estarem preparados para essas mudanças, a fim de garantir que a UFPel continue alinhada às normas e ofereça uma educação de qualidade, tanto na modalidade presencial quanto a distância.

Essa discussão inicial proporcionou um alicerce para os participantes compreenderem o contexto legal e institucional em que a EaD está inserida, preparando o terreno para os debates e reflexões que se seguiram nos demais momentos da formação. Em seguida, a professora Carla Denize Ott Felcher, Chefe do NUPED, conduziu uma palestra detalhada sobre os princípios que norteiam o núcleo, destacando valores como acolhimento e cuidado, interatividade e cooperação, aprendizagem significativa, reuso de conteúdos, autonomia e criatividade. Durante sua explanação, a professora enfatizou que a construção de uma disciplina ou curso na modalidade EaD envolve um processo estruturado e contínuo, composto por etapas essenciais: análise, planejamento, desenvolvimento, implementação e avaliação.

Carla explicou que a fase de análise é crucial para compreender as necessidades dos alunos e os objetivos de aprendizagem, enquanto o planejamento define as estratégias pedagógicas e os recursos tecnológicos a serem utilizados. Já o desenvolvimento concentra-se na criação dos materiais didáticos e na organização dos conteúdos, sempre alinhados aos princípios do NUPED. A etapa de implementação coloca o curso em prática, garantindo que os estudantes tenham acesso a uma experiência educacional interativa e de qualidade. Por fim, a avaliação permite revisar e ajustar o processo, assegurando a eficácia do ensino e a satisfação dos envolvidos.

Durante a palestra, os participantes tiveram a oportunidade de relatar suas experiências, esclarecer dúvidas pontuais sobre conceitos e metodologias, e refletir sobre o significado de presencialidade em um contexto educacional em transformação. A professora Carla também incentivou a discussão sobre como tornar a educação mais atraente e eficaz diante das mudanças tecnológicas, especialmente em um cenário marcado por inovações disruptivas, como a inteligência artificial. Essas reflexões contribuíram para ampliar a compreensão dos professores sobre os desafios e as oportunidades do EaD, reforçando a importância de uma abordagem pedagógica inovadora e centrada no aluno.

No último momento da formação, a designer instrucional Fabiane Belletti da Silva realizou uma apresentação detalhada sobre o Kit Docente do NUPED, um recurso desenvolvido para apoiar os professores na criação e implementação de disciplinas na modalidade EaD. Durante a exposição, Fabiane demonstrou, de forma prática, como funcionam os fluxos de processos no NUPED, desde o planejamento até a execução das atividades EaD. Ela destacou o papel fundamental da Equipe Multidisciplinar da UFPel, composta por profissionais de diversas áreas, que trabalham de forma integrada para auxiliar os docentes em todas as etapas do desenvolvimento de disciplinas EaD.

A designer instrucional também explicou como o Kit Docente oferece ferramentas e orientações para a elaboração de materiais didáticos, a organização de conteúdos e a utilização de tecnologias educacionais, sempre alinhadas aos princípios pedagógicos da universidade. Além disso, Fabiane enfatizou a importância da colaboração entre professores e a equipe do NUPED para garantir que as disciplinas EaD sejam atrativas, interativas e eficazes no processo de aprendizagem. A apresentação permitiu que os participantes compreendessem melhor o suporte disponível e como podem aproveitar esses recursos para enriquecer suas práticas docentes na modalidade a distância.

Participaram da formação os professores Daniel Lena Marchiori Neto, Luciano Vaz Ferreira, Isabel Teresinha Dutra Soares, Larissa Ferreira Tavares, Patrícia Schneider Severo e Kelly Fabiane de Farias Simões Arpino. O evento proporcionou um significativo aprendizado para a equipe, contribuindo para o desenvolvimento da proposta de reestruturação do Curso de Comércio Exterior.