Nos dias 12 e 13 de novembro, o professor e coordenador do Curso de Comércio Exterior da UFPel, Daniel Lena Marchiori Neto, participou do Colóquio Internacional Gouvernance et justice environnementales – Fabrique des (in)égalités sociales?. O evento foi realizado pela Haute École de Travail Social (HETS) de Friburgo, na Suíça, reunindo pesquisadores de várias partes do mundo para debater as complexas interconexões entre governança, justiça ambiental e desigualdades sociais.
Durante o colóquio, o professor Daniel apresentou o trabalho intitulado Fair Trade and Family Farming: Challenges of Socio-Environmental Justice in the State of Rio Grande do Sul, Brazil. A pesquisa abordou a importância da agricultura familiar para o desenvolvimento sustentável no estado do Rio Grande do Sul, destacando seu papel central na promoção da justiça socioambiental. Além disso, o estudo examinou os principais desafios enfrentados por esse sistema de produção, incluindo questões relacionadas às pressões de mercado, à legislação sanitária e ao impacto da comoditização sobre os pequenos produtores.
O colóquio foi uma oportunidade para o intercâmbio de ideias e experiências entre especialistas de diferentes disciplinas, promovendo um debate interdisciplinar sobre os mecanismos que perpetuam ou mitigam desigualdades sociais em contextos locais e globais. A apresentação do professor Daniel destacou a relevância de políticas públicas e iniciativas de comércio justo que possam fortalecer a agricultura familiar como uma estratégia para combater desigualdades e promover a sustentabilidade socioeconômica e ambiental.
Além de apresentar sua pesquisa, o professor aproveitou o evento para estabelecer contatos acadêmicos e buscar possíveis parcerias internacionais para novos projetos de pesquisa. Sua participação reforça o compromisso da UFPel com a pesquisa de impacto global e a internacionalização do conhecimento produzido no Centro de Ciências Sócio-Organizacionais.
Apresentação do trabalho “Fair Trade and Family Farming”
Folder do evento