Alunos de Comércio Exterior participam de visita técnica em Santa Vitória do Palmar

Na última segunda-feira, 27 de novembro, alunos dos cursos de Comércio Exterior, Gestão Pública e Relações Internacionais embarcaram em uma visita técnica para o município de Santa Vitória do Palmar. A atividade compõe o plano de ensino da disciplina de Ética e Direitos Humanos, ministrada pelo professor Daniel Lena Marchiori Neto.

As atividades começaram às 8h da manhã com uma visita guiada na Praça General Andrea, conduzida pela turismóloga da prefeitura Charlene del Puerto. Os alunos absorveram os relatos históricos sobre a cidade, apreciando os casarões antigos e a imponente Igreja Matriz, testemunhas da diversidade cultural que contribuiu para a identidade local.

Em seguida, a equipe visitou o Museu de Paleontologia Mario Costa Barberena, situado no antigo porto, às margens da Lagoa Mirim. Sob a orientação do renomado paleomastozoólogo Jamil Pereira, internacionalmente reconhecido, os acadêmicos exploraram a riqueza paleontológica do Rio Grande do Sul, aprendendo sobre a formação geológica da região e os aspectos éticos e legais do manejo de fósseis.

Após o almoço, a comitiva dirigiu-se à Secretaria Municipal de Esporte, Cultura e Turismo, onde o Diretor do Departamento de Cultura, Ismáiler Rodriguez Borges, e a Turismóloga Charlene del Puerto compartilharam suas experiências sobre as políticas de patrimônio público na cidade. Este momento inspirou um debate enriquecedor sobre o planejamento na administração pública e os desafios da implementação de políticas públicas em nível local.

No fim da tarde, a comitiva ainda pode desfrutar da deslumbrante Barra do Chuí, a praia mais austral do Brasil, na divisa com o Uruguai. Esta jornada deixou uma marca significativa nos participantes, proporcionando lembranças valiosas a todos os envolvidos.

Embarque no Mercado Público de Pelotas

Praça General Andrea