Planejamento Espacial Marinho foi tema de palestra do COMEX TALK

No dia 25 de outubro, quarta-feira, o Auditório Acadêmico da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) recebeu a palestra intitulada “Planejamento Espacial Marinho”, proferida professora Etiene Villela Marroni, docente da própria UFPel e coordenadora do Centro de Estudos Estratégicos e Planejamento Espacial Marinho (CEDEPEM). Durante a palestra, a professora ressaltou a importância vital do Planejamento Espacial Marinho (PEM) como o primeiro passo crucial na gestão de nossos recursos marinhos.

A exposição também destacou os desafios intrínsecos ao PEM, que incluem a complexidade das questões envolvendo atores sociais, instituições e outros fatores que permeiam o planejamento nesse vasto espaço marinho. Como ficou bastante claro, a tarefa de planejar e gerenciar esses recursos emerge como um desafio substancial para os Estados costeiros.

O evento proporcionou aos estudantes a oportunidade singular de imergir nos intricados aspectos do PEM, permitindo-lhes compreender, de forma mais profunda, as complexas interações que permeiam o planejamento marinho. A audiência, composta por alunos dos cursos de Comércio Exterior, Gestão Pública, Processos Gerenciais e Engenharia de Produção, refletiu a abrangência interdisciplinar desse encontro, enriquecendo ainda mais as discussões.

A interação entre as diferentes áreas de estudo demonstrou a importância e o impacto substancial dessa iniciativa na formação acadêmica, bem como na compreensão estratégica do papel do espaço marinho na economia, política e sociedade contemporâneas.

Palestra “Planejamento Espacial Marinho”

Momento de confraternização