cinema de animação

► Reconhecido pelo MEC CC (2015) 4

O Bacharelado em Cinema de Animação tem a duração de 4 anos (8 semestres) e visa formar profissionais para o mercado audiovisual brasileiro, incluindo o campo artístico do cinema e também toda a produção de conteúdo audiovisual animado para televisão/streaming. As/os estudantes também tomam contato com outras mídias pertencentes a esse mercado, como os games e a extended reality (XR).

A formação é centrada em um diálogo teórico/prático que perpassa imagem e som nos três grandes grupos das técnicas de animação: (1) animação 2D, incluindo frame-a-frame e cut-out avançado, (2) animação 3D, incluindo modelagem, rigging, iluminação/shading e texturização e (3) stop-motion, incluindo diversas possibilidades de materiais. O curso também oferece formação para competências técnicas específicas, como storyboard, efeitos visuais (VFX) e games.

Existe um planejamento, por semestre, de diálogo entre as disciplinas para realização conjunta de um único produto audiovisual chamado de horizontalidade. A/o estudante produz um trabalho de conclusão de curso prático e outro teórico e realiza estágio obrigatório durante o percurso acadêmico. Com tal proposta, o curso teve seu primeiro ingresso no ano de 2010, mas a formação em cinema de animação na UFPEL teve seu início em 2007, com a proposta do curso de cinema e animação.

 

Infográfico de integralização (formatura) do curso:

Saiba mais no Portal Institucional da UFPEL.

cinema e audiovisual

► Reconhecido pelo MEC CC (2019) 5

O Bacharelado em Cinema e Audiovisual tem a duração de 4 anos (8 semestres) e visa formar profissionais para o mercado audiovisual brasileiro, incluindo o campo artístico do cinema e também toda a produção de conteúdo audiovisual para televisão/streaming. A formação é centrada em um diálogo teórico/prático que perpassa conhecimentos da produção de imagem-câmera (ou live-action) e do som para conteúdo ficcional ou documental, experimentais, videoclipes e outros formatos advindos do mercado audiovisual.

Nas disciplinas, constam as principais áreas da formação regular em cinema e audiovisual. Também integram o percurso áreas técnicas específicas, conhecimentos de formação humanística e um eixo de história, preservação, teoria e crítica de cinema.

Existe um planejamento, por semestre, de diálogo entre as disciplinas para realização conjunta de um único produto audiovisual chamado de horizontalidade. A/o estudante produz um trabalho de conclusão de curso prático e outro teórico e realiza estágio obrigatório durante o percurso acadêmico. Com tal proposta, o curso teve seu primeiro ingresso no ano de 2011, mas a formação em cinema e audiovisual na UFPEL teve seu início em 2007, com a proposta do curso de cinema e animação, que originou as duas formações ofertadas no presente momento.

 

Infográfico de integralização (formatura) do curso:

Saiba mais no Portal Institucional da UFPEL.