Informações sobre atividades complementares para ambos os cursos
► acesse [+] para expandir os tópicos

     1 FUNCIONAMENTO

As atividades complementares são realizadas pelos estudantes fora dos momentos de participação em disciplinas obrigatórias ou optativas dos cursos. Esta modalidade dá possibilidades para que outros lugares de desenvolvimento e apreensão do conhecimento sejam contemplados na trajetória acadêmica e na avaliação do estudante.

Para integralização dos cursos, o estudante deve cumprir o mínimo de 250 horas de atividades complementares que podem ser comprovadas de formas específicas em dependência de cada caso. Encontra-se abaixo a relação de atividades que podem ser consideradas juntamente com a forma de comprovação aceita pelos cursos.

► Atividades complementares promovidas no âmbito dos cursos, promovidas pelo Colegiado ou por professores e/ou técnicos, dispensam a necessidade de certificado para devida comprovação,em vista do registro de presença da participação destes alunos nas atividades e cujo controle se encontra à disposição.

Não há um máximo de horas para cada atividade. No entanto, na avaliação, será solicitado um mínimo de diversidade entre as atividades comprovadas pelo estudante. Este mínimo corresponde aos estudantes apresentarem relativo equilíbrio entre o ensino, a pesquisa e a extensão na realização da formação complementar.

O procedimento de integralização das atividades complementares ocorre com a conferência das comprovações que são submetidas pelos estudantes no formulário disponível nesta página. O professor orientador das atividades complementares, ou o coordenador do curso, integraliza as horas com o estudante e, em alguns casos, delibera sobre o número de horas em determinadas atividades a partir da comprovação disponível em cada caso.

     2 ATIVIDADES

São consideradas válidas para integralização as seguintes atividades complementares:

ATIVIDADE CERTIFICAÇÃO
Cursos de aperfeiçoamento na área do audiovisual, de ferramentas operacionais (softwares  ou em áreas consideradas transversais: design, artes visuais, teatro, comunicação, fotografia, computação gráfica e outras julgadas como pertinentes à formação). Certificado ou comprovante com discriminação de horas.
Cursos de aperfeiçoamento em língua estrangeira Certificado ou comprovante com discriminação de horas.
Bolsas de Ensino, Pesquisa ou Extensão no âmbito da UFPEL ou de outras IES (monitorias de graduação, projetos de ensino, projetos de extensão com bolsa ou iniciação científica com bolsa) Certificado ou atestado do coordenador com discriminação de horas.
Participação com inscrição em projetos de ensino e extensão no âmbito da UFPEL ou de outras IES. Comprovante de inscrição com programação do projeto ou certificado com discriminação de horas.
Participação voluntária e ativa em projetos de ensino, pesquisa ou extensão no âmbito da UFPEL ou de outras IES. Atestado do coordenador com discriminação de horas.
Participação como ouvinte em bancas do Trabalho de Conclusão de Curso dos cursos de cinema da UFPEL Presença nas bancas controlada pelo colegiado de curso (2h por banca)
Participação como ouvinte em eventos do campo do audiovisual ou de áreas consideradas transversais (design, artes visuais, teatro, comunicação, fotografia, computação gráfica e outras julgadas como pertinentes à formação) com foco mercadológico/profissional ou acadêmico. Certificado de participação ou comprovante da inscrição no evento com descrição da programação.
Atividades que caracterizem protagonismo do estudante em ensino, pesquisa ou extensão (ministrar minicursos, workshops, apresentação de trabalhos científicos, relatos de extensão, palestras proferidas, participação em aulas do curso ou de outras instituições, organização de eventos, elaboração de projetos culturais, Formas de comprovação que constituam documento emitido pelos organizadores ou atestado do professor orientador, ambos com discriminação de horas.
Participação em cineclubes, ciclos de cinema e mostras audiovisuais periódicas ou pontuais. Certificado de participação ou formas de comprovação que constituam documento emitido pelos organizadores, ambos com discriminação de horas.
Participação como espectador em festivais e mostras de cinema e audiovisual Comprovante de inscrição ou outras formas de comprovação de comparecimento ao evento.
Publicação de artigos e textos em revistas de cunho acadêmico, profissional ou que tenham caráter informativo com o foco no audiovisual ou em áreas consideradas transversais. Cópia da primeira página da publicação e do sumário (se houver).
Realização audiovisual feita pelo estudante em qualquer competência deste campo ou realização de projetos culturais que não esteja relacionada à formação específica ou livre ofertada pelo curso em sua trajetória acadêmica, como por exemplo participação nos filmes dos colegas ou em outros projetos. Atestado do diretor da realização com discriminação de horas de trabalho.

   ► COMPROVANTES

► Antes de submeter os comprovantes, veja as informações acima.

Formulário para envio de comprovantes de atividades complementares.