O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
Início do conteúdo
SOBRE O CURSO

Sobre o Curso

A proposta do Curso de Engenharia de Transporte e Mobilidade (CETMob) está sendo criada em parceria entre a Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS) e a Universidade Federal de Pelotas (UFPel), e é o resultado do compartilhamento de experiências e esforços do Grupo de Trabalho do Centro de Integração do Mercosul (CIM), da UFPel (GT – Portaria nº 22, de 16 de agosto de 2019), e do Grupo de Trabalho da UERGS (GT – Portaria Interna Nº 040/2019), constituídos para estudar a viabilidade e implementação deste projeto.

Atualmente, para que o egresso esteja apto e atualizado à dinâmica das transformações sociais, todo projeto pedagógico deve passar por adequações periodicamente. Em especial, para os cursos da área tecnológica e de engenharia, nas quais os avanços e inovações exigem a revisão constante da estrutura curricular. Esta atualização será debatida e analisada oportunamente pelo futuro NDE, onde as demandas de estrutura do curso se apresentam a partir da comunidade acadêmica e do mercado de trabalho.

A UFPel possui, desde 2011, o Curso Superior de Tecnologia em Transporte Terrestre (CSTTT), com o objetivo de formar profissionais capacitados a reconhecer, definir e analisar problemas, propor soluções, pensar estrategicamente propostas de Transporte Terrestre, equacionando problemas de organização desta área, inovando e empreendendo. Mas este perfil, aos olhos da academia e do mercado produtivo, pode receber mais especificidades de ciência básica e engenharia, no que diz respeito ao desenvolvimento de projetos, integração de sistemas de Transporte, desenvolvimento de soluções complexas na área de gestão do Transporte Terrestre e Mobilidade, itens que trazem a necessidade de mercado de um profissional engenheiro na área de Transporte e Mobilidade.

A proposta do curso de Engenharia de Transporte e Mobilidade (CETMOB) está elaborada de acordo com a legislação vigente, tendo como referência as diretrizes previstas no Catálogo Nacional dos Cursos Superiores em Engenharia, de 2006 e a RESOLUÇÃO Nº 2, DE 24 DE ABRIL DE 2019 do CNE/CES, que institui as novas diretrizes curriculares nacionais dos cursos de graduação em engenharia. Estes documentos constituem guias sobre o perfil de competências e habilidades dos engenheiros, apresentam a carga horária mínima e a infraestrutura recomendada para cada curso. Referência para estudantes, educadores, instituições de ensino superior e público em geral, servem de base também para o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) e para os processos de regulação e supervisão da educação tecnológica. O catálogo organiza e orienta a oferta de cursos superiores em engenharia, inspirado nas diretrizes curriculares nacionais e em sintonia com a dinâmica do setor produtivo e as expectativas da sociedade.

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.