Quem somos nós?

 

Desde 2004, o Projeto está em funcionamento de forma ininterrupto completando seus 20 anos de atuação no ano de 2024. Inicialmente voltado para o atendimento clínico de pacientes com traumas em dentes permanentes, com foco especial nos casos de avulsão dentária, hoje é uma referência para todos os tipos de traumatismos alveolodentários (TAD) na dentição permanente para a cidade de Pelotas e região Sul. A essência do projeto tem como objetivo habilitar seus extensionistas na tríade de ensino, pesquisa e extensão, instigando seus alunos a desenvolverem suas competências dentro dessas esferas da educação continuada.

No âmbito educacional, o projeto promove a capacitação por meio de atividades que estimulam a criticidade científica e a autenticidade. Isso é feito através de debates acerca da literatura atual, apresentação dos casos tratados durante o semestre, sessões práticas (hands-on) e palestras ministradas por profissionais renomados na área de traumatismos alveolodentários (TAD).

No que diz respeito à pesquisa, ao longo dos anos de atuação, o projeto tem se dedicado não apenas a publicar e aprofundar os principais questionamentos relacionados ao manejo e à prática clínica, mas também a se engajar ativamente em questões humanitárias, como as causas subjacentes aos traumas, incluindo a violência doméstica. A relevância das pesquisas desenvolvidas tem resultado não apenas em publicações em revistas de alto impacto, mas também em prêmios recebidos em congressos nacionais

No âmbito da extensão, o atendimento clínico é realizado semanalmente. Atualmente, o projeto conta com 26 alunos, que abrangem do 1º ao 10º semestre, distribuídos em diferentes funções para desenvolver suas habilidades clínicas e pessoais. Os alunos progridem gradualmente por estágios de complexidade, começando por atividades administrativas, passando por tomadas radiográficas e preenchimento de documentos, até alcançar a prática clínica, onde lidam diretamente com o tratamento de traumatismos. Para apoiar os extensionistas, contamos com a orientação de professores de diversas áreas da Odontologia, com especial destaque para Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial, Dentística, Endodontia e Ortodontia. Essa diversidade de especialidades reflete a abordagem multidisciplinar do projeto, visando oferecer um processo educacional completo para os alunos, assim como, um atendimento integral ao paciente. Além disso, é fundamental ressaltar o trabalho conjunto com técnicos em enfermagem, enfermeiros e assistentes sociais, que colaboram de forma integrada.

Em conclusão, é importante ressaltar que o projeto realiza seus atendimentos inteiramente vinculado à Universidade Federal de Pelotas e ao Sistema Único de Saúde (SUS), o que reflete sua atuação totalmente gratuita através do SUS. Essa parceria demonstra o compromisso do projeto com a promoção da saúde bucal e o acesso universal aos serviços odontológicos, beneficiando a comunidade e fortalecendo os laços entre a universidade e a sociedade.