Início do conteúdo

Projeto APP Seguro lança segunda edição do ‘Guia para Trabalhadores de Aplicativo’

O Projeto APP Seguro, do Centro de Ciências Socio-Organizacionais da UFPel, lançou no mês de julho desse ano a segunda edição do Guia Trabalhadores de Aplicativo em Tempos de COVID-19.

O Guia foi elaborado a partir de uma parceria entre o projeto “O Direito de Olho no Social”, da Faculdade de Direito da UFPel, coordenado pelas professoras Karinne Emanoela Goettems dos Santos e Márcia Rodrigues Bertoldi, e o projeto de pesquisa “Organização dos trabalhadores de empresas-aplicativo no contexto de fetichização da liberdade”, coordenado pelo professor Fabiano Fritzen, que desenvolve ações específicas destinadas a esse público por meio do projeto de extensão APP Seguro (Trabalhadores de empresas-aplicativo em tempos de COVID-19: alternativas e enfrentamentos possíveis). A arte foi desenvolvida pela mestranda Ana Carolina Julio, do Programa de Pós-Graduação em Direito (PPGD UFPel) e contou com colaboração de edição pela bolsista do projeto, Israel Porto, graduanda em Direito, (UFPel).

A segunda edição do Guia objetiva atualizar os benefícios ofertados a motoristas e entregadores de aplicativo dois anos após o início da pandemia, bem como propicia o comparativo entre aquilo que as plataformas estavam ofertando aos trabalhadores em 2020, e o que se mantém desde então. Neste sentido, a segunda edição do Guia demonstra que, mesmo antes dos efeitos mais graves da pandemia terem começado a arrefecer, as principais plataformas do país já estavam retirando os benefícios ofertados inicialmente. O material está sendo distribuído entre associações e sindicatos do Rio Grande do Sul e do país, bem como por intermédio dos grupos de WhatsApp de motoristas e entregadores.

As duas edições podem ser acessadas nos links a seguir:

Publicado em 02/09/2022, na categoria Notícias.